China se pronuncia sobre origem da Covid em laboratório

Apontamentos constam em relatório confidencial do governo norte-americano

A China afirmou ser alvo de “difamação” depois de organizações norte-americanas terem concluído que a Covid-19 “provavelmente” teve origem a partir de vazamento acidental em um laboratório de Wuhan.

PUBLICIDADE

– O rastreamento das origens da Covid é um assunto científico e não deve ser politizado. As partes envolvidas devem parar de inflar a teoria de vazamentos de laboratório e difamar a China – disse a porta-voz de Relações Exteriores Mao Ning, em entrevista coletiva.

Mao fez esta afirmação por causa das conclusões de um relatório do Departamento de Energia dos Estados Unidos, que se juntou a outras agências federais como o FBI nas conclusões sobre a origem da Covid.

O presidente dos EUA, Joe Biden, pediu à comunidade de inteligência no início de seu mandato, em maio de 2021, que investigasse as origens da pandemia.

A China insiste em se opor a “qualquer tipo de manipulação política” sobre a origem da Covid, e tem repetidamente atacado Washington após relatos de seus serviços de inteligência que, apesar de não chegarem a um consenso sobre a origem do vírus, não descartam que foi o produto de um acidente em um laboratório.

As autoridades do país asiático referem-se ao relatório que a Organização Mundial da Saúde (OMS) publicou em março de 2021, após uma visita à cidade chinesa de Wuhan, onde os primeiros casos de Covid começaram a se espalhar em 2019. Nesse relatório, os pesquisadores levantaram quatro hipóteses sobre a origem da pandemia, mas afirmaram que muitos mais estudos seriam necessários para chegar a uma conclusão definitiva.