PF prende coronel da PM que comandava operações no dia 8

Coronel Jorge Eduardo Naime Barreto foi preso na 5ª fase da Operação Lesa Pátria

O coronel Jorge Eduardo Naime Barreto, da Polícia Militar do Distrito Federal, foi preso na manhã desta terça-feira (7) durante os trabalhos da 5ª fase da Operação Lesa Pátria, realizada pela Polícia Federal. O policial militar era o comandante de Operações da corporação durante os atos que resultaram na depredação de prédios públicos em Brasília no dia 8 de janeiro.

Barreto foi um dos policiais a ser exonerado pelo ex-interventor federal Ricardo Cappelli, no dia 10 de janeiro, poucos dias após os atos na capital federal. Durante esta manhã, a Polícia Federal cumpre três mandados de prisão preventiva, um de prisão temporária e seis de busca e apreensão no DF. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com a TV Globo, há policiais militares entre os alvos da operação. A Corregedoria da Polícia Militar do Distrito Federal acompanha a ação. Até o último dia 6 de fevereiro, foram cumpridos 16 mandados de prisão e 31 mandados de busca e apreensão nas fases anteriores da Operação Lesa Pátria.