Irmão do ex-secretário da Saúde do governo Ronaldo Caiado no Goiás é preso por suspeita de corrupção

Irmão de Ismael Alexandrino, ex-secretário da Saúde de Goiás, é preso por suspeita de corrupção

Médico é um dos alvos de operação da Polícia Civil contra fraudes contratuais na prestação de serviços da saúde de Goiás

A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (26), a operação “Sinusal”, que visa combater fraudes contratuais na prestação de serviços no âmbito da Secretaria Estadual de Saúde. Foram cumpridos três mandados de prisão temporária, 17 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio e sequestro de bens. 

Segundo o portal g1entre os presos está o médico Daniel Alexandrino, que é irmão do ex-secretário de Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino. Ele foi preso em São Luís de Montes Belos. Ismael, por sua vez, é alvo de busca e apreensão em Goiânia.

Daniel Alexandrino e o irmão, Ismael Alexandrino
Legenda: Daniel Alexandrino e o irmão, Ismael Alexandrino, alvos de operação contra fraudes na área da Saúde em GoiásFoto: Reprodução/Instagram

Daniel Alexandrino é suspeito de corrupção e desvio de dinheiro. Segundo a investigação, ele seria dono da empresa Amme Saúde, registrada no nome de laranjas e que prestaria serviços a organização social Instituto Brasileiro de Gestão Compartilhada (IBGC)As investigações começaram após a PCGO receber informações sobre irregularidades nos contratos de gestão da IBGC. 

A organização social é responsável por administrar cinco hospitais no estado. Nos contratos com o Hospital Estadual de Itumbiara e as Policlínicas das Regionais de São Luís dos Montes Belos e da cidade de Goiás, a suspeita é que houve um direcionamento à empresa terceirizada por meio de processos de contratações simulados.

CONTRATOS ULTRAPASSAM R$ 10 MILHÕES

O valor dos contratos entre a Secretaria de Estado da Saúde, a IBGC e a Amme Saúde é de mais de R$ 10 milhões. Os crimes investigados são de organização criminosa, falsidade ideológica, uso de documento falso, advocacia administrativa e de lavagem de dinheiro. 

Em nota enviada ao g1, a defesa de Ismael Alexandrino informou que ele está colaborando com a investigação e que, durante a gestão à frente da SES, Ismael sempre garantiu total transparência em todos os processos da pasta. Ainda informou que a defesa irá requerer o acesso aos autos do processo.

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás não se posicionou até a publicação desse texto. 

Ao todo, são cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e três de prisão. Também foram feitos bloqueio e sequestro de bens.

VEJA NOTA DA DEFESA DE ISMAEL ALEXANDRINO NA ÍNTEGRA

Sobre os recentes acontecimentos, a defesa esclarece que o ex-secretário estadual de Saúde Ismael Alexandrino está colaborando com as autoridades na referida investigação, inclusive ao fornecer a senha de seu aparelho de telefone celular.

Enfatiza-se que, durante a sua gestão à frente da Secretaria Estadual de Saúde, Ismael sempre garantiu total transparência e lisura em todos os processos da Pasta. Tal fato fez com que a SES atingisse 100% de pontuação no Goiás Mais Transparente 2022, permanecendo com o Selo de Ouro da premiação, segundo a Controladoria Geral do Estado (CGE) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Sobre a investigação, a defesa aponta que requererá acesso aos autos para verificar possíveis nulidades como a ausência de contemporaneidade para o ato e a usurpação de competência da Justiça Federal e do Supremo Tribunal Federal. Por fim, esclarece-se que o ex-secretário de Saúde continuará à disposição das autoridades para eventuais esclarecimentos que se fizerem necessários.

Ao todo, são cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e três de prisão. Também foram feitos bloqueio e sequestro de bens.

A ação suspeita de desvio de dinheiro e corrupção em Organizações Sociais (OS

A Secretaria de Estado e Saúde de Goiás (SES-GO) publicou uma nota sobre a operação da Polícia Cívil de Goiás (PC-GO) que cumpriu mandatos na residência do ex-secretário de Saúde do Estado, Ismael Alexandrino. A ação suspeita de desvio de dinheiro e corrupção em Organizações Sociais (OS).

Segundo a SES-GO, a ação deflagrada é reflexo de uma força-tarefa instalada na secretaria por determinação do governador Ronaldo Caiado (UB). A nota informa, também, que a operação conta com participação da Controladoria-Geral do Estado, antes da atual gestão da secretaria.

Por fim, a secretaria diz que o governo não admite desvios na gestão pública e que irá coibir e investigar qualquer indício de irregularidade. “O Governo de Goiás não admite eventuais desvios dentro da gestão pública e seus mecanismos de controle trabalham de forma permanente para coibir e investigar qualquer indício de irregularidade”, diz a nota.

Ao todo, são cumpridos 17 mandados de busca e apreensão e três de prisão. Também foram feitos bloqueio e sequestro de bens.