Ibaneis recebe Alckmin e Janja para discutir posse de Lula

Vice-presidente eleito e futura primeira-dama estiveram no Palácio do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal, nesta quinta

Ibaneis Rocha, Janja da Silva e Geraldo Alckmin no Paláci do Buriti, sede do Governo do Distrito Federal

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), recebeu, na manhã desta quinta-feira (1º), o vice-presidente eleito e coordenador da transição, Geraldo Alckmin (PSB), e a futura primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, no Palácio do Buriti para tratar sobre os preparativos da cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Janja é a responsável pela organização do evento, que vai ocorrer em 1º de janeiro e já tem pelo menos 18 atrações musicais confirmadas em dois palcos na Esplanada dos Ministérios. 

Nesta manhã, recebi o Vice-Presidente eleito do Brasil, @geraldoalckmin, e a futura Primeira-Dama, @JanjaLula, para discutir a cerimônia de posse do Presidente @lulaoficial aqui em Brasília, em 1º de janeiro de 2023. Trabalharemos para que a cerimônia aconteça da melhor forma. pic.twitter.com/le1czV14QF— Ibaneis Rocha (@IbaneisOficial) December 1, 2022

Segundo Ibaneis, o grupo vai trabalhar para que a cerimônia aconteça “da melhor forma possível”. Janja agradeceu a “disponibilidade governo distrital e das instituições responsáveis para o sucesso da realização da posse e do ‘Festival do Futuro'”.

Estive, na manhã de hoje, com o vice-presidente @geraldoalckmin e o governador do DF, @IbaneisOficial, para agradecer a disponibilidade governo distrital e das instituições responsáveis para o sucesso da realização da posse e do Festival do Futuro. pic.twitter.com/izYJhMc1cp— Janja Lula Silva (@JanjaLula) December 1, 2022

Cerimônia de posse

A expectativa é que a cerimônia só comece por volta de 14h, para garantir tempo hábil para que chefes de Estado de diferentes países cheguem ao Brasil após a virada do ano.

Lula sairá do hotel em um carro fechado até a Esplanada dos Ministérios. Lá, trocará de veículo e desfilará a céu aberto no Rolls Royce, ao lado da primeira-dama, até a chapelaria do Congresso Nacional.

No Congresso, o rito de posse prevê discurso, juramento à Constituição Federal, cumprimentos, descida da rampa e tiros de canhão. Depois desse momento, Lula volta ao Rolls Royce e se dirigeirá ao Palácio do Planalto.

Na sede do Executivo, o rito previsto é a subida da rampa e a entrega da faixa presidencial do atual presidente para o próximo. No entanto, ainda não há confirmação se Jair Bolsonaro (PL) e o vice-presidente, Hamilton Mourão (Republicanos), participarão da cerimônia.

Depois do Planalto, Lula segue para o Palácio do Itamaraty para um coquetel com chefes de Estado e delegações estrangeiras.

Na Esplanada dos Ministérios, representantes da transição planejam montar pelo menos dois palcos para a apresentação de artistas. Entre os nomes confirmados estão Pabllo Vittar, BaianaSystem, Os Gilsons e Odair José. Os shows começam após as 18h30, quando termina a cerimônia de passagem da faixa.