Em 2016, Moraes afirmou que o governo do PT “roubava bilhões”

Declaração enfática de Moraes aconteceu durante uma palestra em uma faculdade

Uma declaração feita em 2016 pelo atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, repercutiu nas redes sociais nesta sexta-feira (21). Na época, o então ministro da Justiça chamou o governo do PT de “corrupto” e disse que a gestão petista “roubava bilhões”.

A declaração, feita em uma palestra a alunos de uma faculdade em São Paulo, foi proferida após Moraes ser questionado por um estudante, de forma irônica, sobre como pretendia lidar com manifestantes, classificados como “comunistas e baderneiros” e que tinham “um ideal diferente do governo golpista”. O hoje ministro do TSE e STF disparou várias críticas aos governos petistas.

– Em relação à última questão, do nosso simpatizante aqui do governo corrupto, que foi colocado para fora do Brasil pela corrupção, pela falta de vergonha na cara, de quem roubava bilhões e bilhões. Se ao invés de roubar bilhões tivesse investido na segurança, se ao invés de desviar dinheiro para construir porto em Cuba tivessem investido em presídio, estaríamos muito melhor – disse.

No ano seguinte ao da fala em questão, Moraes foi indicado pelo ex-presidente Michel Temer (MDB) para assumir o posto deixado pelo ministro Teori Zavascki (que morreu em um acidente aéreo em janeiro de 2017) no Supremo Tribunal Federal. Em março de 2017, o hoje presidente do TSE tomou posse do cargo na Suprema Corte.