Em debate, Ibaneis Rocha defende ações para as mulheres e a regularização da 26 de Setembro no DF

Afirmações foram feitas no debate da TV Globo na noite desta terça-feira (28).

O governador lembrou a criação da Secretaria da Mulher, da Casa da Mulher Brasileira e da Delegacia da Mulher II, em Ceilândia. Também falou das sete UPAs e dez UBSs construídas, bem como do trabalho para regularizar o Assentamento 26 de Setembro. O chefe do Executivo ainda falou dos mais de R$ 100 milhões investidos no esporte, todo o trabalho para melhorar a mobilidade e também para acolher as minorias.

Líder nas pesquisas para o Governo do Distrito Federal, o candidato Ibaneis Rocha (MDB) levou propostas e prestou contas sobre seu governo. Entre as medidas, ele disse que pretende ampliar a rede de atendimento às mulheres e regularizar o Assentamento 26 de Setembro.

Veja, a seguir, respostas do governador sobre os temas questionados no debate:

Cuidado com as mulheres

“Criamos a Secretaria da Mulher, abrimos a Casa da Mulher Brasileira, em Ceilândia. Criamos o Botão do Pânico. Criamos programas de qualificação profissional que colocaram diversas dessas mulheres no mercado de trabalho. Vamos continuar trabalhando duro para que o feminicídio seja um crime que não volte a acontecer na nossa cidade. Tenho um questionamento pessoal que eu espero que seja debatido em algum momento no Congresso Nacional no que diz respeito à divulgação desse crime”.

“Não comparo suicídio ao feminicídio. Acredito que a divulgação dos casos não deveria acontecer porque acredito que pode, sim, incentivar. Mas esta não é uma decisão para um governante e sim para ser discutida no Congresso Nacional”.

Sobre o 26 de Setembro

“Nós seguimos a decisão judicial, que não deixou que novas moradias fossem instaladas. E agora temos que fazer todo o projeto de urbanização, com o cuidado necessário por conta das questões ambientais”

“Vamos transformar o 26 de Setembro numa grande cidade, onde as pessoas terão orgulho de morar nas suas casas regularizadas. Estou muito triste com essa ação que foi ingressada no STF [pelo Partido Verde], porque coloca em dúvida tudo aquilo que nós pretendemos fazer”.

Trabalho na saúde

“Não tenho envolvimento com qualquer espécie de corrupção e quem devia estar preocupado é quem está fazendo a campanha mais suja na história do DF, mas isso é coisa de quem não tem compromisso com a verdade. Cuidamos da saúde do DF durante a pandemia, investindo mais de R$ 3 bilhões, construímos 7 UPAs e entregamos 10 UBS, que estão servindo à população. Estamos cuidando da saúde do DF da melhor maneira possível”.

Mobilidade

“Estamos concluindo o BRT Oeste e para um próximo mandato trataremos do BRT Norte, ligando até Planaltina. Também estamos fazendo toda a estruturação da nossa malha viária para permitir que os ônibus andem dentro desses corredores, trazendo mais conforto para a nossa população e para a população do Entorno”.