Leandro Grass acusa portal Radar DF de fake news e perde por unanimidade no TRE

O candidato a governador Leandro Grass (PV/PT/PCdoB) foi derrotado na justiça eleitoral do Distrito Federal, nesta terça-feira (13/9), onde acusou o Radar DF, um portal de notícias da Capital Federal, de fake news.

O artigo de autoria do jornalista Toni Duarte, trata como notícia falsa, a fala do candidato, ao dizer que acabará com o Instituto de Gestão Estratégica do Distrito Federal (Iges) e realocará seus 12 mil profissionais para a estrutura da Secretaria de Saúde, o que é ilegal, por se tratarem de estruturas jurídicas distintas, onde na SES-DF os profissionais são funcionários estatutários e o regime jurídico dos trabalhadores do IGES-DF, responsável pela administração do Hospital de Base de Brasília – HBB, é integralmente celetista.

De acordo com o Radar DF, o colunista buscou a opinião da presidente licenciada do Sindicato dos profissionais de Saúde do DF, Marli Rodrigues, sobre o assunto que afeta 12 mil pessoas que, em tese, perderiam seus postos de trabalho, caso Leandro Grass seja eleito. Sem qualquer consultoria jurídica especializada, Grass falseou com fins meramente eleitoreiro.

Em votação unânime do colegiado do TRE-DF, os desembargadores entenderam que o artigo não se trata de fake news.

Segundo o desembargador Demetrius Gomes Cavalcante, “o próprio recorrente [Leandro Grass] afirmou que o IGES-DF irá acabar, sendo essa, inclusive a chamada de um de seus vídeos veiculados no Youtube e no Instagram. Dessa forma, se o IGES-DF acabar, como proclamado, não há dúvida, que qualquer pessoa que acessar o conteúdo veiculado pelo recorrente [Leandro Grass], irá concluir por simples dedução que a extinção do IGES resultará na demissão dos seus servidores.