Liz Truss é eleita nova primeira-ministra do Reino Unido

Conservadora superou o ex-ministro da Economia Rishi Sunak

A atual ministra das Relações Exteriores do Reino Unido, Liz Truss, foi escolhida nesta segunda-feira (5) como nova líder do Partido Conservador, ao superar o ex-titular da Economia, Rishi Sunak. Por causa da escolha dela para o cargo, Liz será, por consequência, indicada pelo partido para assumir o lugar de Boris Johnson como primeira-ministra britânica.

PUBLICIDADE

A responsável pela diplomacia superou Sunak com 57% dos votos nas primárias realizadas pelo partido, conforme anunciou a legenda, em solenidade realizada em Londres. Em seu primeiro discurso, a nova premiê afirmou que tomará medidas ousadas e agradeceu Boris Johnson por ter deixado o cargo.

– Tomarei medidas ousadas para todos nós passarmos por estes tempos difíceis, aumentar nossa economia e liberar o potencial do Reino Unido – declarou.

SAÍDA DE BORIS JOHNSON
Johnson renunciou ao cargo de premiê britânico no dia 7 de julho deste ano. Em seus últimos meses, uma série de escândalos marcaram os noticiários a respeito de sua administração. A crise aumentou após a renúncia de mais de 50 integrantes de sua gestão.

As polêmicas começaram com revelações sobre uma série de festas em Downing Street – residência oficial do governo britânico – durante o início da pandemia de Covid-19. O premiê também sofreu uma acusação de corrupção depois que mensagens revelaram que ele havia pedido fundos a um doador do Partido Conservador para reformar sua residência em Downing Street.