“Devoção à democracia” une países da América, diz secretário de Defesa americano em evento em Brasília

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III, afirmou que a democracia é uma marca registrada das Américas e que quanto mais aprofundamos nossa democracia, mais aprofundamos nossa segurança.

“Nossos países estão ligados não apenas pela geografia, mas também pelos nossos interesses e valores comuns. Nosso respeito profundo pelos direitos humanos e dignidade humana. Nosso compromisso com o estado democrático de direito e nossa devoção à democracia. Quanto mais aprofundamos nossas democracias, mais aprofundamos nossa segurança”, afirmou o Secretário.PUBLICIDADE

O representante discursou nesta terça-feira (26) na abertura da XV Conferência dos Ministros da Defesa das Américas, em Brasília. A conferência foi presidida pelo Ministro da Defesa do Brasil, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

Ao fim da conferência, os países vão aprovar a Carta de Brasília, um documento com diretrizes para a cooperação em defesa e segurança em tópicos como operações de paz e ajuda humanitária, fluxos migratórios, preservação do meio ambiente e resiliência climática, minas terrestres, cibersegurança, mitigação do impacto de pandemias, combate ao crime organizado transnacional, capacitação e cooperação com a sociedade civil.

Brasileiros mencionam Carta da OEA

Em fala cerimonial na abertura do evento, o Ministro lembrou os compromissos da Conferência. “Reafirmo o respeito a Carta da Organização dos Estados Americanos e a Carta Democratica Americana e seus valores, princípios e mecanismos. Também ressalto o cumprimento dos Princípios de Williamsburg acordados na I CMDA, como principal instancia do setor de defesa do hemisfério ocidental. Nosso objetivo é a troca de ideias e experiencia no campo da defesa e segurança. “

O delegado do Brasil na Conferência, o Ten. Brig. Ar Luiz Roberto do Carmo Lourenço. Reforçou a importância da colaboração hemisférica, diálogos regionais e cooperação cívico militar. Afirmou que é preciso consolidar e preservar os processos democraticos na região, requisito para a segurança, estabilidade e solidariedade no hemisfério. Destacou também a necessidade de defender a soberania nacional respeitando preceitos constitucionais e convenções internacionais.

Países Membros

A CMDA é constituída por 34 Ministérios da Defesa e de Segurança: Antígua e Barbuda, Argentina, Bahamas, Barbados, Belize, Bolívia, Brasil, Canadá, Colômbia, Chile, Costa Rica, Dominica, Equador, El Salvador, Estados Unidos da América, Granada, Guatemala, Guiana, Haiti, Honduras, Jamaica, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Nevis, Suriname, Trinidad e Tobago, Uruguai e Venezuela.

Fonte: CNN