GDF de Luto! Morre ex-governador do DF vítima de AVC

Ex-governador do DF Wanderley Vallim morre aos 85 anos, vítima de AVC

Vallim foi chefe do Executivo da capital federal entre 9 de março de 1990 e 31 de dezembro de 1990. Velório está previsto para às 9h deste domingo (10), na capela 7 do cemitério Campo da Esperança.


Ex-governador do Distrito Federal Wanderley Vallim da Silva — Foto: TV Globo/Arquivo

Ex-governador do Distrito Federal Wanderley Vallim da Silva — Foto: TV Globo/Arquivo

Morreu, neste sábado (9), o ex-governador do Distrito Federal Wanderley Vallim da Silva, aos 85 anos. A morte ocorreu “após complicações decorrentes de dois AVC’s” [Acidente vascular Cerebral]. O velório está previsto para começar às 9h deste domingo (10), na capela 7 do cemitério Campo da Esperança, na Asa Sul.

Vallim foi chefe do Executivo da capital federal entre 9 de março de 1990 e 31 de dezembro de 1990. Antes disso, ele era vice-governador na gestão de Joaquim Roriz, que morreu em 2018, aos 82 anos.

Por causa do falecimento, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou luto oficial de três dias. A medida foi publicada neste sábado em edição extra do Diário Oficial do DF.https://62ffdab02603afa9f74616d2599d3c03.safeframe.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

Segundo o Clube de Engenharia de Brasília (Cenb), Vallim e sua equipe construíram a Ponte das Garças, no Lago Sul, em 180 dias. “Foi a ponte construída em menos tempo em Brasília”, informou.

Biografia

Wanderley Vallim, ex-governador do DF — Foto: Clube da Engenharia/Reprodução

Wanderley Vallim, ex-governador do DF — Foto: Clube da Engenharia/Reprodução

Wanderley Vallim nasceu em Ituverava, no interior de São Paulo (SP), em 1936. Ele se mudou com a família para Goiânia aos 11 anos, após o pai dele ser convidado pelo engenheiro Bernardo Sayão para montar uma serraria. Foi em Goiânia que Vallim estudou até o ensino médio. Depois, estudou engenharia civil em Uberaba (MG) e se mudou para o Rio de Janeiro (RJ), onde concluiu a graduação no curso.

Em 1960, Vallim se mudou definitivamente para Brasília. Na capital federal, também foi presidente da Novacap e ministro da Agricultura no governo Fernando Collor de Mello.

Fonte: G1