RÚSSIA ATACA A UCRÂNIA PELO 21° DIA; ACOMPANHE EM TEMPO REAL O CONFLITO NO LESTE EUROPEU

ÚLTIMOS ACONTECIMENTOS: Ucrânia rejeita neutralidade baseada em modelo austríaco ou sueco; Tribunal de Haia se pronuncia sobre conflito nesta quarta; Estação de trem de Zaporizhzhia é bombardeada

No final da noite da quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, autorizou o maior ataque de um país europeu contra outro do mesmo continente desde a Segunda Guerra.

O governo russo justifica ação militar para proteger separatistas no leste da Ucrânia.

“Tomei a decisão por uma operação militar”, declarou Putin em uma mensagem inesperada, transmitida pela televisão, pouco antes da meia-noite no horário de Brasília. As tensões geopolíticas começaram após a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) aumentar as atividades no território ucraniano.

Depois de diversos movimentos de países ocidentais para dissuadir Putin de uma possível invasão ao país, o mandatário russo decidiu reconhecer a independência das repúblicas de Donetsk e Luhansk, internacionalmente reconhecidas como pertencentes à Ucrânia, na segunda-feira, 21, aumentando a tensão na região.

A crise geopolítica teve seu estopim na noite de quarta-feira, 23, com o presidente russo dando sinal verde para a operação militar na Ucrânia.

Segundo as autoridades ucranianas, as Forças Armadas da Rússia realizaram ataques e bombardeios em diversas regiões do país, incluindo em grandes cidades do país, como Odessa, no sul da Ucrânia, e a capital Kiev.