IPVA 2022: vencimento da primeira parcela e cota única começa nesta segunda no DF; veja datas

Vencimento varia conforme final da placa do carro, entre esta segunda (21) e sexta-feira (25). Pagamento pode ser feito em seis parcelas, ou em cota única, com desconto de 10% no valor

A primeira parcela e cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) vence nesta semana, no Distrito Federal. A data de pagamento varia conforme o final da placa do carro, entre esta segunda-feira (21) e a próxima sexta (25).

Neste ano, o pagamento pode ser feito em seis parcelas, de fevereiro a julho. Caso o contribuinte decida pelo pagamento em cota única, terá desconto de 10% no valor do IPVA.

Confira as datas de vencimento:

IPVA 2022

Final da placa1ª parcela ou cota única
1 e 221 de fevereiro
3 e 422 de fevereiro
5 e 623 de fevereiro
7 e 824 de fevereiro
9 ou 025 de fevereiro

Os carnês do IPVA 2022 foram enviados pela Secretaria de Economia do DF por correspondência para os endereços cadastrados.

No entanto, caso o contribuinte não esteja com o boleto em mãos no momento do pagamento ou queira emitir o próprio documento, basta acessar o Portal de Serviços da Receita do DF ou no aplicativo Economia DF.

Pelo site, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo. O sistema oferece então as opções para imprimir boleto, salvar o documento virtual, copiar o código de barras ou parcelar no cartão de crédito.

Para pagamento com cartão, o contribuinte é direcionado aos sites das empresas credenciadas para fazer o serviço. As taxas de juros deste parcelamento variam de acordo com o serviço escolhido.

Secretaria de Economia do DF explica diferenças entre boletos do IPVA (vídeo de arquivo)

Já no aplicativo Economia DF, ao informar o Renavam, o contribuinte pode copiar diretamente a linha digitável do código de barras para realizar o pagamento pelo aplicativo do banco.

Os participantes do Nota Legal que fizeram indicação de créditos para desconto no IPVA devem gerar os boletos pelo site ou pelo app para atualizar o valor final com o desconto.