Caiado recebe plano de recuperação fiscal homologado por Bolsonaro: “O melhor presente para a população de Goiás”, diz governador

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), recebeu, em mãos, nesta sexta (24), do presidente Jair Bolsonaro (PL) a homologação do plano de recuperação do Estado de Goiás, que vai dar previsibilidade à unidade federativa. A ministra-chefe da Secretaria de Governo, Flávia Arruda, importante peça na articulação política do ato, compareceu à reunião que selou a adesão de Goiás ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF)  

Durante a informal reunião, realizada às 11h30, no Palácio da Alvorada, Bolsonaro afirmou que trabalhou de forma objetiva nessa questão. “Entendo o problema de Goiás e atendendo ao governador, porque é ele quem sabe de fato dos problemas que o estado precisa. Eu elogio o governador por essa iniciativa. O estado, além de previsibilidade, passa a ter mais meios para melhor atender o interesse da população como um todo”, ressaltou o presidente.

Caiado disse que a homologação é o melhor presente que Bolsonaro poderia ser dado ao 7,2 milhões de goianos. “Essa luta foi por três anos, desde que assumi o governo. Uma parceria com deputados federais, senadores como também, membros dos demais poderes para chegarmos nesse entendimento.”

Além disso também “não tinha garantia de pagamento de salário e muito menos de poder investir na infraestrutura do estado, muito menos implantar programas sociais. Tudo eram dívidas que acumulavam em mais de R$ 6 bilhões. E com dívida fixa de mais de R$ 17 bilhões.

Segundo Caiado o ato do governo federal, depois de Goiás ter cumprido todas as etapas, pode afirmar que há previsibilidade.

“Goiás, hoje, sabe como administrar seu dinheiro, junto com o Conselho, constituído por membros do Ministério da Economia da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional e do Tesouro Nacional e representando o Governo de Goiás como vamos calibrar o nosso Orçamento. E Goiás vai se transformar num case.”

Caiado acrescentou que os demais estados que não conseguiram a renegociação fiscal, com esse caminho estipulado por Bolsonaro e será referência para os demais estados para recuperar.

“Isso aqui, é equilíbrio fiscal. É ajuste fiscal. É a previsibilidade das pessoas terem seus salários, aposentadorias, progressão, promoção, ocupação com novos editais para novos concursos públicos”, sintetizou o governador, explicando a abrangência do ato consolidado entre governo do estado e governo federal. “Reajuste, sim, dentro daquela capacidade específica do governo.”

O governado explico que quanto mais cedo houver a recuperação fiscal reajustes salariais serão dados. “Tudo muito bem mapeado, aprovado pelo Governo Federal”, frisou. Caiado aproveitou para saudar a bancada de deputados federais ao presidente da Assembleia Legislativa, aqui presente, nossos cumprimentos ao apoio que nós tivemos, como nossos senadores e a todo o poder constituído.”

“Esse documento que Vossa Excelência acaba de assinar no dia 24 de dezembro, reafirmo é o maior presente de Natal que o povo de Goiás poderia receber. É a tranquilidade que o senhor leva a todos os usuários goianos. E a certeza de que Goiás, em 2022, vai ser ano da retomada, a maior alavancagem que vamos ver no crescimento econômico de Goiás. Muito obrigado, senhor presidente”, concluiu Caiado.

Confira momento das assinaturas do presidente e do governador Caiado:Tocador de vídeo00:0001:30