Ibaneis e o trabalho de reconstrução no DF: Você lembra do viaduto da Galeria dos Estados que desabou em 2018 no centro de Brasília?

Por Silvano Lima
A exemplo do viaduto da Galeria dos Estados que desabou na gestão passada por falta de manutenção, em 2018, quando o governador Ibaneis Rocha assumiu o palácio do Buriti, Brasília estava em situação similar, ou seja, totalmente quebrada.
Isso mesmo, para aqueles que tem memoria curta, vamos relembrar que Ibaneis Rocha foi quem construiu e entregou a obra do viaduto que desabou no centro de Brasília em 2018. O fato teve repercussão nacional e até fora do pais.
Quando o governador Ibaneis Rocha assumiu o mandato, as Obras estava apenas com pouco mais de 20% construída.
Dentre os muitos problemas que Brasília enfrentava destaca-se os seguintes: Sistema de saúde quebrado, regiões administrativas sucateadas, servidores desmotivados e aguardando promessas de pagamentos que aparentemente nunca seriam pagos além é claro do aumento de pessoas na vulnerabilidade social.

Ibaneis Rocha Surpreende

Surpreendentemente Ibaneis Rocha mostrou que não assumiu o governo para brincar de ser governador, rompeu as barreias e dificuldades melhorando sistematicamente o sistema de saúde do DF, motivando e dialogando com servidores públicos, pagando os atrasados e construindo UBS’s e UPA’s para desafogar as emergências e dar mais opções de atendimento para a população.

Ceilândia já conta com uma UPA novinha, a primeira das sete Unidades de Pronto Atendimento que estão sendo construídas, foi inaugurada no ultimo dia 24 de setembro pelo governador Ibaneis Rocha.

A UPA Ceilândia II, fica localizada na Expansão do Setor O, QNO 21, Área D, e tem capacidade para cerca de 5 mil pessoas por mês. A nova unidade conta com 146 profissionais de saúde, e está em pleno funcionamento, disponibilizando, inclusive, serviço de internet gratuita.

E tem muito mais:

As obras do governo Ibaneis Rocha reduzem impacto da crise e geram empregos. Ao todo são quase 400 obras de pequeno, médio e grande porte, entre as finalizadas e as que estão em execução.

Somente em 2020, o governo Ibaneis Rocha concluiu 116 obras e foram entregues, dentre outras estão:

– três unidades básicas de saúde (UBS)

– Uma UPA, das sete que estão em andamento

– a nova Ponte do Bragueto

– praça da Galeria dos Estados

– ampliação do balão de saída de Águas Claras

– três estações do Metrô, Estrada Parque, 106 e 110 Sul

– entrega do Terminal Rodoviário de Sobradinho

– Mercadão do Núcleo Bandeirante

– além da Galeria dos Estados, no Eixo Rodoviário Sul

–  o complexo esportivo Praça dos Direitos do Itapoã

Aos Obras em desenvolvimento e prontas para conclusão ainda neste mandato estão:

Seis unidades de pronto-atendimento (UPA) e cinco novas UBS; a recuperação da Avenida dos Pioneiros, no Gama; a reforma das tesourinhas do Plano Piloto; o recapeamento da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig); o túnel de Taguatinga e as diversas melhorias de urbanização e drenagem em Vicente Pires. Também seguem as construções de calçadas, de ciclovias e reformas de pontos importantes da capital, como a W3 Sul. Juntas, essas obras geram mais de 7 mil empregos diretos e indiretos.

Recanto das Emas e a região do Itapoã e Paranoá vão ganhar viadutos

Mesmo com a pandemia o Distrito Federal não parou sequer um minuto na gestão do governo Ibaneis Rocha.

Em  2021, o  governo Ibaneis Rocha iniciou o processo licitatório que vai investir cerca de R$ 1 bilhão nas cidades satélites do Distrito Federal e em Brasília; São viadutos, duplicações, balões e rotatórias, reformas, construções e o obras que vão trazer mais conforto a população e beneficiar todas as cidades do DF.

O desempenho do governador Ibaneis Rocha o coloca em posição de destaque para a sua reeleição em 2022. E por essas e por outras que Ibaneis Rocha segue bem avaliado em sua gestão como governador. A população do DF reconhece o esforço de quem pegou um “trem desgovernado” e está o colocando nos trilhos novamente.

Da Redação Informa Tudo DF / Por Silvano Lima