PTB expulsa Cristiane Brasil, Fadi Faraj e Oswaldo Eustáquio

Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) usou o Twitter para anunciar a expulsão da ex-deputada Cristiane Brasil, filha de Roberto Jefferson, do pastor Fadi Faraj e do blogueiro Oswaldo Eustáquio

A sigla afirmou que os dois últimos “responderão por denunciação caluniosa após disseminação de fake news sobre o partido, em especial, contra a vice-presidente Graciela Nienov”.

Limpeza

As medidas buscam atrair Jair Bolsonaro. “Isso é para dizer ao presidente: olha, nosso partido está limpo e não tem nada de polêmica. É só trabalhar o nome dele e reconduzir ele à cadeira de presidente”, disse Nienov ao Metrópoles.

Ela assumiu o comando do partido após a prisão de Roberto Jefferson pelo STF, no âmbito do inquérito que apura o uso de milícias digitais para ataques à democracia.

Cristiane chegou a negar a expulsão do partido. O racha entre as duas lideranças surgiu após a prisão de Jefferson , e em meio a expectativa da filiação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Cartas e áudios do cacique petebista com orientações partidárias — muitas vezes confusas, misturadas com pregações religiosas e ataques a adversários como o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e ao “comunismo” — vêm sendo divulgados por pessoas ligadas a Graci, que é sua pupila no partido e foi empossada informalmente por Jefferson como interina após sua prisão.

Em um áudio divulgado recentemente, além de reafirmar que Graci é sua “protegida” e que ela responde por ele nas questões partidárias durante sua detenção, o ex-deputado disse não entender a “mágoa” de Cristiane com a interina.

“Graci tem minha proteção mesmo. Sei que a Cris (Brasil) vai passar dessa bobagem. Ela vai acordar. Uma filha querida, guerreira, vai cair em si e isso vai se superar”.

Em outro trecho, após uma série de comentários homofóbicos sem alvo, Jefferson afirma de forma confusa que  Cristiane e o blogueiro Oswaldo Eustáquio estariam “conspirando” e se “rebelando” dentro do partido. Apesar de mostrar irritação com as atitudes do pai, Cristiane negou qualquer rompimento com ele.