‘Saidão’ no DF: Justiça libera 1.858 presos no feriado de Corpus Christi

Mais de 1,8 mil presos deixam presídio para “saidão”, no DF — Foto: Seape/Divulgação

A Vara de Execuções Penais do Distrito Federal (VEP-DF) liberou, na manhã desta quinta-feira (3), 1.858 presos do regime semiaberto para a saída temporária. Esse é o segundo “saidão” de 2021 e os detentos devem se apresentar novamente em 8 de junho.

De acordo com informações da Secretaria de Administração Penitenciária (Seape), o calendário das saídas temporárias chegou a ser suspenso este ano, devido à pandemia de Covid-19. Entretanto, segundo a pasta, a VEP decidiu pela retomada devido à “desaceleração da proliferação da doença na capital”.

A Seape ressaltou que o benefício contempla apenas presos do regime semiaberto, que têm autorização para trabalho externo ou saídas temporárias e bom comportamento. Caso algum não retorne no dia e horário previstos, será considerado foragido e pode perder o direito do regime que cumpre.

Nesta quinta, os detentos foram liberados sob acompanhamento de policiais penais. Eles foram soltos em frente ao Centro de Progressão Penitenciária (CPP), no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA), e na Rodoviária do Plano Piloto.

‘Saidões’ suspensos

Detentos deixam presídio para "saidão", no DF — Foto: Seape/Divulgação

Detentos deixam presídio para “saidão”, no DF — Foto: Seape/Divulgação

As saídas temporárias de detentos no Distrito Federal permaneceram suspensas desde o início do ano, devido à pandemia de Covid-19. No ano passado, também em decorrência da doença, os “saidões” deixaram de ocorrer entre março e setembro.

O levantamento mais recente da Secretaria de Saúde, divulgado nesta quarta-feira (2), mostra que, desde o início da pandemia, 2.144 detentos testaram positivo para a Covid-19 e quatro faleceram no Distrito Federal. Desses, segundo a pasta, 2.141 estão recuperados – 99,9% do total de diagnosticados nos presídios.

Fonte: G1