Brasil vai receber hoje, (01) 220 mil doses da vacina de Oxford

Brasil vai receber 220 mil doses da vacina de Oxford neste sábado (1º)

Informação é do Ministério da Saúde, que prevê a chegada de quatro milhões de doses da vacina neste final de semana

Polícia foi acionada para verificar incidente em fábrica parceira em AstraZeneca
Frasco de dose da vacina da AstraZeneca
Foto: Dado Ruvic/Reuters

O consórcio internacional Covax Facility fará chegar ao Brasil neste sábado (1.º) uma remessa de 220 mil doses da vacina Oxford/AstraZeneca contra a Covid-19, informou nesta sexta-feira (30) o Ministério da Saúde.

A remessa é a primeira parte de um total de quatro milhões de doses do imunizante que devem aterrissar no Brasil por meio do consórcio entre sábado e domingo (2).

O Covax Facility é um consórcio internacional, articulado a partir da Organização Mundial da Saúde (OMS), para a compra e distribuição de vacinas. No total, o Brasil espera receber 42 milhões de doses de vacinas via Covax Facility em 2021.

Segundo o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o Brasil terá um recorde de 17 milhões de doses de diferentes vacinas em apenas seis dias, considerando as vindas de outras milhões de doses da vacina AstraZeneca desde quarta-feira (28); um milhão de doses da Pfizer, que chegaram ao Brasil na quinta-feira (29); as que virão por meio do Covax Facility no final de semana e as 420 mil doses da Coronavac entregues nesta sexta-feira pelo Instituto Butantan.

“Até o momento, distribuímos mais de 60 milhões de doses de vacinas. Em abril chegamos a aplicar 1,7 milhão de vacinas em um dia. Mas podemos ainda mais, temos capacidade de aplicar 2,4 milhões por dia”, afirmou Queiroga em coletiva de imprensa nesta sexta-feira.

Segundo o Painel da Vacina, apurado pela CNN, o Brasil já aplicou mais de 46 milhões de doses de imunizantes contra a Covid-19, sendo o 5º país que mais vacinou no mundo em números absolutos.

Em números relativos, considerando as doses aplicadas a cada 100 habitantes, o Brasil está 57º lugar no ranking global e em 9º lugar entre os países que integram o G20.

(Com informações de Anna Gabriela Costa e Beatriz Gurgel)