GO: Caiado alerta população para importância de tomar segunda dose

Ao recebe a nova remessa de vacina e Caiado alerta população para importância de tomar segunda dose

As 2, 266.800 doses de vacina contra a Covid-19 foram recebidas pelo governador do Estado de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), e pelo secretário de Estado de Saúde, Ismael Alexandrino, na madrugada desta sexta-feira, 2.

O imunizante foi entregue no almoxarifado central da Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) e será completamente direcionado à aplicação da segunda dose.

A distribuição das vacinas aos municípios do estado será realizada neste fim de semana e a aplicação da segunda dose começará a ser feita na próxima segunda-feira, 5.

Em coletiva de imprensa, após a chegada das vacinas, a destinação de toda essa remessa à aplicação da segunda dose foi orientação do Ministério da Saúde. A justificativa, é que apesar de existir a previsão da chegada de novas doses na próxima terça-feira, 6, o prazo ainda não está garantido.

Ao todo, chegaram em Goiás 25 mil doses da vacina AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford, que será aplicada naqueles que receberam a primeira dose do imunizante há três meses, e 241.800 da Coronavac, entregues pelo Instituto Butantan.

As doses da vacina desenvolvida em parceria com o laboratório chinês Sinovac serão tomadas por aqueles que receberam a primeira etapa há 28 dias.

“Vamos cumprir o calendário, conforme definido pelo Ministério da Saúde. Essa remessa toda será utilizada aos dois últimos lotes de primeira dose que foram aplicados. Tanto a Astrazeneca quanto a Coronavac. Nesse momento, não aplicaremos primeira dose nem nas forças de segurança, nem nenhuma outra faixa etária”, explica o governador.

Caiado ainda menciona estar recebendo notificações da Superintendência de Vigilância em Saúde (SUVISA) e de diversas prefeituras do interior do Estado pela ausência de pessoas, nos postos de vacinação, na data marcada para receber a segunda etapa do imunizante. Com isso, ressalta a responsabilidade de cada um em se dirigir às unidades indicadas de cada município para realizar a última fase da vacinação.

“Não deixem de tomar a segunda dose. É claro que primeira promove uma capacidade de produção de anticorpos, mas a segunda dose é a dose de reforço. Ela sim é capaz de fazer com que o organismo suporte o ataque do vírus. A vacina com uma dose só não é suficientemente capaz de imunizar contra a Covid-19”, esclareceu Caiado.