Web Analytics
Plublicidade
Início Brasil SP anuncia volta para a fase amarela um dia após as eleições

SP anuncia volta para a fase amarela um dia após as eleições

João Doria anunciou, nesta segunda-feira (30), a atualização de plano no estado após aumento do número de casos e internações por covid-19

João Doria: 'Todo nosso foco no momento deveria ir para as vacinas'

João Doria: ‘Todo nosso foco no momento deveria ir para as vacinas’

Mister Shadow/ASI/Estadão Conteúdo – 26.11.2020

Todo o Estado de São Paulo retornará para fase amarela do Plano SP um dia após as eleições municipais. O anúncio foi feito pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), durante coletiva no Palácio dos Bandeirantes, nesta segunda-feira (30).

A medida não fechará o comércio, nem bares ou restaurantes, e também não fecha atividades econômicas, mas é mais restritiva nas medidas em relação aos horários. Também não haverá alteração na programação de volta às aulas, e as escolas não serão fechadas.

No dia 9 de outubro, o governador havia confirmado o avanço à fase verde para a Grande São Paulo e as regiões da Baixada Santista, Campinas, Piracicaba, Sorocaba e Taubaté. Nas últimas semanas, o aumento do número de casos e internações já estava sendo discutido por médicos e autoridades.

Mapa mostra que estado de São Paulo regride para 100% na fase amarela

Mapa mostra que estado de São Paulo regride para 100% na fase amarela

Divulgação

Durante a coletiva, Doria anunciou também que, em decisão do Centro de Contingência, os dados da covid-19 no Estado serão analisados de 7 em 7 dias, em vez a cada 28 dias como anteriormente.

Um dos principais motivos para o retorno à fase amarela, segundo Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado, foi o aumento no número de internações por covid-19: nas últimas três semanas epidemiológicas, houve aumento de internações de 18%, 17% e 7%, respectivamente.

Entretanto, Ellen assegurou durante a coletiva que não houve interferência de interesse eleitoral na decisão. Segundo o governo, se a reclassificação ocorresse em 16 de novembro, 89% da população do Estado estaria agora na fase verde. Por isso, freou-se o avanço à fase verde, assim decidindo por “reclassificações mais intensas”.

O próximo anúncio de mudança ou permanência de fase, segundo Doria, ocorrerá no próximo dia 4 de janeiro.