Partido de Ciro usa o STF para tentar afastar Guedes do governo, mas é derrotado

STF forma maioria para negar afastamento de Guedes

Mais um absurdo. A tentativa de usar a Suprema Corte para fustigar o Poder Executivo, pleiteando a saída de um dos mais importantes ministros.

Felizmente o STF já formou maioria para barrar a pretensão.

Fonte: Jornal das Cidades Online

STF forma maioria para negar afastamento de Guedes

Ministro é alvo da Operação Greenfield, que investiga suposto envolvimento do economista em fraudes em fundos de pensão

Ação, apresentada ao STF pelo PDT, pede que Paulo Guedes seja afastado do cargo de ministro da Economia

Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria nesta sexta-feira, 6, para negar afastamento de Paulo Guedes do cargo de ministro da Economia. A ação, apresentada à Corte pelo PDT, pede que Guedes seja afastado até a conclusão da Operação Greenfield, que investiga suposto envolvimento do economista em fraudes em fundos de pensão antes de assumir como ministro. A votação está sendo realizada no plenário virtual do STF, uma ferramenta que permite que os ministros analisem os processos sem a necessidade de reunião. O pleito será encerrado na próxima terça-feira, 10, mas já atingiu a maioria para a rejeição da ação do PDT.

O relator, Marco Aurélio Mello, foi o primeiro a votar e o único a apresentar uma justificativa. O decano considerou que o pedido do partido, impetrada pela Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), não é o instrumento jurídico adequado para solicitar o afastamento do ministro. O PDT afirma na ação que Guedes deve ser afastado por agora possuir uma ‘blindagem institucional’. Alexandre de MoraesEdson FachinDias ToffoliGilmar Mendes e Rosa Weber acompanharam o entendimento do relator e manifestaram a rejeição do pedido.

Fonte: Jovem Pan