CLDF: Bispo Renato pode deixar a articulação do governo a pedido do Centrão

O procurador da República Deltan Dallagnol, que integra o núcleo da Operação Lava Jato, participa de lançamento, no Rio, do projeto 10 Medidas Contra a Corrupção, do MPF (Vladimir Platonow/Repórter da Agência Brasil)
Pressionado por parlamentares do chamado Centrão e também por distritais da própria base aliada, o Governo do Distrito Federal (GDF) deve trocar o articulador do Buriti na Câmara Legislativa do DF (CLDF). O secretário Bispo Renato Andrade deve ser remanejado para uma outra função na atual gestão. Dois nomes já são cotados para a função.

A retirada do secretário foi uma das condições impostas pelo Centrão para que o bloco auxilie o Executivo local

A mudança do articulador foi tratada em duas reuniões, que aconteceram na quinta-feira (27) e nesta segunda-feira (31), entre representantes palacianos (secretários Gustavo Rocha (Casa Civil) e Celina Leão (Esporte e Lazer)) e deputados distritais do Centrão e da base aliada. Vale ressaltar que, na semana passada, o ainda secretário Bispo Renato chegou a telefonar para alguns distritais se despedindo da função.

O Centrão que vinha sendo isolado pelo governo, voltou a ser considerado pelo Executivo local

Um servidor da Câmara, que chegou a acompanhar as tratativas, conversou com a reportagem e foi direto: “será preciso renovar, muitos acordos e promessas dos atuais representantes

Os parlamentares e pediram mudança”.

Nomes

A reportagem apurou que dois nomes já são cogitados para a vaga do secretário. Um deles, José Flávio Oliveira, que passou pelos governos de Roriz e Rollemberg, Zé Flavio conta com a simpatia dos distritais. Já o outro cotado é o atual Secretário Executivo das Cidades, Valmir Lemos de Oliveira. informações do Jornal de Brasilia.

Fonte: Jornal de Brasilia