Segundo Departamento de Trânsito, previsão é que plataforma tenha 40 funções até final do ano. Objetivo é acabar com filas no atendimento presencial.
Posto de atendimento do Detran-DF — Foto: Tony Winston/Agência Brasília
O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) disponibilizou 20 serviços que podem ser acessados diretamente pelo site do órgão ou por meio de aplicativo. A previsão é de que até o final do ano, cerca de 40 funções – que hoje são presenciais – sejam oferecidas a distância.
Com a pandemia do novo coronavírus, o Detran já havia listado 15 serviços online. De acordo com o diretor-geral do órgão, Zélio Maia, o projeto tem como objetivo em “acabar totalmente com filas” no atendimento presencial.
O diretor da área de Tecnologia da Informação e Comunicação do Detran, Fábio Souza, explica que o portal é de fácil acesso e, que “serviços que demandavam até seis horas em filas, serão resolvidos com apenas três cliques”.
Os usuários podem acessar os serviços pelo portal do Detran e também por celulares e tablets, tanto em sistema IOS quanto Android.
Quais são os serviços disponíveis?
- 2º via da CRV
- Acompanhamento de processo de habitação – resultado de exame de direção
- Alteração de endereço
- Alteração de endereço no cadastro da CNH
- Autoidentificação de infrator
- Autorização para estacionamento – idoso
- Consulta CNH – Nada consta
- Consulta CNH – pontuação
- Consulta CNH – restrições
- Consulta veículo – débitos
- Consulta veículo – km
- Consulta veículo – nada consta
- Consulta veículo – registro de propriedade de veículo
- Consulta veículo – restrições
- Consulta veículo – SNG
- Conversão de placa antiga para Mercosul
- Impressão de CRLV-e
- Reposição de placa Mercosul
- Solicitação de conversão de autuação em advertência
- Transformação de NA em NP