Ibaneis suspende decisão de barrar atendimento de pacientes do Entorno

O governador Ibaneis Rocha (MDB) resolveu suspender a publicação de decreto que impediria o atendimento de pacientes do Entorno com covid-19 no Distrito Federal.

Na manhã desta quinta-feira (14/5), o governador tinha anunciado a medida. A avaliação do GDF é de que a estrutura local é suficiente para atender os doentes residentes na capital, mas pode ficar sobrecarregada se continuar recebendo pessoas de outras regiões.

“Considero os moradores nossos irmãos, mas fui eleito para atender a população do DF e o governador de Goiás precisa ajudar com moradores com entorno”, disse o emedebista. Ele defendeu que, para que o DF receba esses pacientes, é preciso haver planejamento integrado e preparação para evitar problemas no sistema de saúde.

De acordo com com integrantes do Executivo local, o GDF tentava, sem sucesso, há duas semanas um acordo com Goiás para apresentar maneiras de colaborar com o estado vizinho sem que isso provocasse dificuldades no atendimento na capital federal.

Ao longo dia, com a posição de Ibaneis, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), procurou o emedebista e houve avanços. Os secretários do DF e de Goiás devem se reunir para buscar um protocolo de atendimento.

Ibaneis ameaçou impedir pacientes do Entorno para abrir diálogo com governo de Goiás

O governador Ibaneis Rocha resolveu adotar medida radical caso não consiga apoio do governo de Goiás para o atendimento da demanda crescente de pacientes com covid. Chegou a ameaçar impedir, por decreto, a entrada de pacientes dos municípios do Entorno contaminados pelo novo coronavírus nos hospitais do DF.

O gesto surtiu efeito desejado por Ibaneis: o diálogo foi aberto e técnicos das duas unidades da federação começaram a conversar. Em tempos de pandemia, o Sistema Único de Saúde pode onerar estados que fizeram o dever de casa para atender os que não se organizaram para evitar o colapso.

Fonte: CB . Poder