Testes rápidos: novo posto do Paranoá registra mais casos de coronavírus

De 4.061 pessoas testadas nessa segunda-feira (11/05), 139 estão com a doença. Destas, 29 residem no Paranoá

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal fez teste rápido, nessa segunda-feira (11/05), em 4.061 pessoas. Destes, 139 receberam diagnóstico positivo para coronavírus. É o maior número até o momento. De acordo com a pasta, o posto do Paranoá, que passou a funcionar no começo desta semana, foi o que mais registrou contaminações pela doença — 29 no total. Seguido pelos pontos instalados em Ceilândia e Planaltina, com 23 e 22 casos, respectivamente.

Desde 21 de abril, a Saúde fez 59.378 testes rápidos, que diagnosticaram 602 pessoas para o novo coronavírus. Os exames devem ser agendados pelo site testa.df.gov.br, ou pelo aplicativo e-GDF.

O resultado é enviado para o e-mail cadastrado na plataforma. No site, é possível obter a informação de quantas vagas cada local possui. A atualização ocorre a cada dois dias. Diariamente, são disponibilizadas em média 4 mil vagas nos postos de atendimento. A procura por testes tem sido alta, com registro de 400 a 500 acessos simultâneos.

REPRODUÇÃO/AGÊNCIA BRASÍLIABalanço dos testes rápidos feitos pelo GDF
Balanço dos testes rápidos feitos pelo GDF

Prioridades

Neste primeiro momento, a prioridade é para pessoas com mais de sete dias de gripe, que tenham tido contato com indivíduos que testaram positivo para o novo coronavírus ou, ainda, que residam com idosos. Para serem atendidos, os pacientes precisam morar na região equivalente àquele posto.

Quando detectada a contaminação pelo Sars-CoV-2, os pacientes são direcionados ao Hospital Regional da Asa Norte (Hran). Fonte: Metrpoles