EUA iniciam primeiro teste em humanos de vacina experimental contra o coronavírus

O primeiro teste em seres humanos de uma vacina experimental contra a covid-19 começou nesta segunda-feira (16/03) nos Estados Unidos, segundo autoridades de saúde locais. Em comunicado, Anthony Fauci, que atua no Instituto Nacional de Saúde (NIH, na sigla em Inglês), disse que encontrar “uma vacina segura e eficaz” para prevenir a infecção pelo novo coronavírus “é uma prioridade da saúde pública”. “Este estudo, lançado em velocidade recorde, é o primeiro passo imortante para alcançar esse objetivo.”

O NIH, órgão do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, tem acompanhado o trabalho da empresa americana de biotecnologia Moderna no desenvolvimento de uma vacina usando a atual cepa do coronavírus, segundo o site CNBC.

Os estudos estão sendo realizados no Kaiser Permanente Washington Health Research Institute, localizado em Seattle, estado de Washington, onde o número de casos da covid-19 vem aumentando. A primeira fase de testes da vacina será aplicada em 45 homens e mulheres, com idades entre 18 e 55 anos.

Atualmente, não existe tratamento comprovado contra o coronavírus, que matou mais de 7 mil pessoas e infectou mais de 180 mil em todo o mundo desde o início do surto na cidade chinesa de Wuhan. De acordo com especialistas, as chances de desenvolver uma vacina contra o vírus são altas, mas isso pode levar tempo.

Os participantes do estudo em andamento em Seattle receberão duas doses da vacina por injeção intramuscular no braço, com aproximadamente 28 dias de intervalo. Diferentes grupos devem receber uma dose de 0,025 mg, 0,1 mg ou 0,25 mg, segundo o NIH.

Segundo Fauci, a vacina pode não resolver os “problemas nos próximos dois meses”, mas seria uma importante ferramente no combate ao vírus. A vacina desenvolvida pela empresa Moderna contém um material genético chamado RNA mensageiro, ou mRNA, produzido em laboratório. O mRNA é um código genético encontrado na camada externa do novo coronavírus, segundo o Instituto.

FONTE: ÉPOCA NEGÓCIOS