Coronavírus: sobe para 8 número de casos confirmados no DF, diz Secretaria de Saúde

Secretaria de Saúde informou, nesta quarta-feira (11), que o Distrito Federal tem 8 casos confirmados do novo coronavírus. Outros 116 são considerados suspeitos e 53 foram descartados.

O número de pacientes investigados em Brasília representa um aumento de 41 ocorrências em relação à sexta-feira (13), quando 75 casos eram considerados suspeitos pela pasta.

Já na última atualização, o Ministério da Saúde citou seis casos confirmados no DF. O governo federal também informa números diferentes da secretaria local: 107 casos suspeitos e 65 notificações descartadas no DF.

Considerando os dados, o Distrito Federal é a segunda Unidade da Federação com o maior número de pacientes com suspeita da Covid-19, atrás apenas de São Paulo, onde 752 casos estão em investigação.

Paciente infectada

Mulher que testou positivo para coronavírus no DF chega ao Hospital da Asa Norte (HRAN), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução Mulher que testou positivo para coronavírus no DF chega ao Hospital da Asa Norte (HRAN), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

Mulher que testou positivo para coronavírus no DF chega ao Hospital da Asa Norte (HRAN), no DF — Foto: TV Globo/Reprodução

primeira paciente infectada pelo coronavírus no Distrito Federal continua em estado grave. Ela está internada no Hospital Regional da Asa Norte (Hran), referência para o atendimento à pandemia.

Conforme boletim da Secretaria de Saúde divulgado neste sábado (14), a mulher apresenta “síndrome respiratória aguda severa” e permanece sedada.

paciente teve agravamento dos sintomas do novo coronavírus por causa do quadro clínico anterior. Segundo os médicos, ela tem outras doenças que complicaram o caso.

marido da paciente, que também apresenta a doença, está em isolamento, em casa.O casal viajou ao Reino Unido e à Suíça, em fevereiro.

Novo decreto

No início da tarde, o governador Ibaneis Rocha (MDB) prorrogou por mais 15 dias o decreto que estabelece medidas para evitar a transmissão do novo coronavírus. A norma entra em vigor na próxima segunda-feira (16) e revoga o documento publicado no último dia 11 de março.

O novo texto determina a suspensão das aulas nas redes pública e privada de ensino do Distrito Federal. Segundo a Secretaria de Educação, as atividades deverão ser retomadas no dia 30 de março.

“O recesso/férias escolares terá duração máxima de 15 dias corridos, independente do quantitativo de dias de recesso constante no calendário escolar da unidade de ensino”, diz trecho do decreto.

A medida também antecipa as férias escolares para os colégios públicos – antes previstas para o período de 8 a 22 de julho. Em relação às escolas privadas, cada unidade poderá adotar o próprio calendário e optar por adiantar o recesso ou repor as aulas durante o ano letivo.

Eventos, bares e restaurantes

As novas regras se estendem a bares e restaurantes. No documento, consta que os estabelecimentos deverão observar na organização de suas mesas a distância mínima de dois metros entre elas. Já nos eventos abertos recomenda-se a distância mínima de um metro entre as pessoas.

Eventos esportivos no DF somente poderão ocorrer com os portões fechados ao público – mediante autorização sanitária. Cinemas e teatros da capital também terão que suspender as sessões por 15 dias.