PMDF prende mais um Detento que fugiu da Papuda!

Fugitivo da Papuda, Valdir Pereira Salgado, é preso pela Polícia Militar — Foto: TV Globo/Reprodução

A Polícia Militar prendeu na noite desta segunda-feira (18) um dos três detentos que fugiram do Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília. Valdir Pereira Salgado estava foragido desde 28 de janeiro. Ele é o segundo preso a ser recapturado pela polícia (veja mais abaixo).

O homem foi detido no Setor de Autarquias Norte após uma suspeita de roubo de celular na região. A PM informou que Valdir correu quando viu os policiais. Houve perseguição, mas o presidiário acabou rendido.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) informou que, no momento da abordagem, Valdir estava sem os documentos e, por isso, foi levado para a delegacia, onde teve a digital analisada.

Após o registro, a Polícia Civil constatou que ele estava cadastrado no sistema com um nome falso e que, na verdade, se tratava de um dos três fugitivos da Papuda.

Foragido da Papuda foi encaminhado à 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte, no Distrito Federal  — Foto: TV Globo/Reprodução

Foragido da Papuda foi encaminhado à 5ª Delegacia de Polícia, na Asa Norte, no Distrito Federal — Foto: TV Globo/Reprodução

Nome falso

Durante o período em que esteve preso por tráfico de drogas, a PM informou que Valdir estava registrado no sistema da SSP-DF como André Cândido Aparecido da Silva – mesmo nome usado pelas forças de segurança do DF para divulgar a imagem dele.

Após a descoberta do nome verdadeiro, a polícia constatou que ele também era foragido por receptação e desacato, além de dois homicídios em Minas Gerais.

Em nota, a Secretaria de Segurança Pública que “os esforços seguem concentrados para recaptura do último foragido”. A reportagem não localizou a defesa do homem detido nesta segunda-feira (17).

Fugitivo da Papuda, Valdir Pereira Salgado, é preso pela Polícia Militar  — Foto: TV Globo/Reprodução

Fuga da Papuda

Dois dos três presos que fugiram da papuda foram recapturados. Em janeiro, Carlos Augusto Mota de Oliveira se entregou no Fórum de Brasília.

Até a última atualização desta reportagem, Roberto Barbosa dos Santos era considerado foragido. Ele estava preso preventivamente por estelionato, tentativa de estelionato e formação de quadrilha

Buraco por onde três presos fugiram da Papuda na madrugada desta terça-feira (28)  — Foto: Arquivo pessoal

Buraco por onde três presos fugiram da Papuda na madrugada desta terça-feira (28) — Foto: Arquivo pessoal

Fuga da Papuda

Os detentos fugiram de uma cela do bloco 1 do CDP através de um buraco (veja imagem acima), na madrugada de terça. A brecha foi escavada na parede em cima da cama da cela.

Em janeiro, a juíza Leila Cury, da Vara de Execuções Penais do DF, decidiu interditar o bloco I do Complexo Penitenciário da Papuda.

“Entendo necessária a retirada dos presos daquela ala para que a administração penitenciária providencie os devidos reparos e com a devida urgência, sobretudo para evitar a ocorrência de novas evasões”, disse a magistrada.

Com a medida, o GDF tem 120 dias para apresentar à Justiça um plano detalhado das obras de recuperação. Ao todo, 330 presos foram transferidos para outras alas.

Fonte: G1 DF