No Hospital do Paranoá, Homem com uma faca cravada nas costas passa por cirurgia 

DF: mãe de rapaz que ficou com faca nas costas: “Nasceu de novo”

Homem de 29 anos esperou 44 horas por cirurgia e, após ser transferido, foi operado no Hospital Regional do Paranoá

Após cerca de 44 horas de espera, o homem de 29 anos com uma faca cravada nas costas passou por cirurgia no Hospital Regional do Paranoá (HRPa), na noite dessa segunda-feira (17/02/2020). Em entrevista ao Metrópoles, familiares da vítima informaram que o procedimento começou por volta das 22h e terminou às 0h35.

“Foi um sufoco grande tudo o que nós passamos nesses quase dois dias. Meu filho deu entrada no Hospital Regional de Taguatinga (HRT) às 1h30 da madrugada de domingo (16/02/2020). O caso dele era grave. Foi horrível. Estava sentindo dor, com as pernas formigando, deitado de bruços e os exames apontaram que a lâmina de 10 cm estava a cerca de 1,49 cm do coração”, explicou a mãe do rapaz, que preferiu não se identificar.

Ainda segundo a mulher, agora resta esperar pela recuperação do filho. Os três primeiros dias serão fundamentais para um diagnóstico mais preciso. “O médico explicou que vai depender do organismo dele para sabermos se ficará com alguma sequela. Graças a Deus, a cirurgia foi bem-sucedida. Há informações de uma artéria comprometida, mas a situação está melhor do que a gente esperava. Eu já tive contato com meu filho após a cirurgia e ele está consciente, sem dor. Passa muito bem”, garantiu.

A vítima tem dois filhos e trabalha como pintor no DF. “Ele é forte. Estamos focados na recuperação. O meu filho nasceu de novo. O médico falou que agora ele tem duas datas de aniversário. Eu vou fazer os dois bolos com o maior prazer. Foram momentos angustiantes. É muito ruim para uma mãe ver um filho nessa situação. Nós não sabemos o porquê fizeram isso com ele. Meu filho não tem rixa com ninguém. É um homem trabalhador e de boa índole”, garantiu.

Apenas a lâmina ficou cravejada nas costas. Depois de receber o golpe em uma distribuidora do Recanto das Emas, o homem, cuja identidade a família que preservar, caiu no chão e a faca quebrou.

Leandro Oliveira, 32, compadre da vítima, disse que ele deve subir para o quarto ainda nesta terça. “Estamos estarrecidos com tudo o que aconteceu. Principalmente pelo descaso que teve por parte da saúde pública. Mas agradecemos por ainda ter gente que se preocupa com a vida do próximo. Um médico que acompanhava a situação e prontamente resolveu fazer a cirurgia”, comentou Leandro.

A Secretaria de Saúde confirmou, em nota nesta terça-feira (18/02/2020), que o paciente foi transferido para o Hospital da Região Leste (Paranoá) na tarde de segunda-feira e foi operado à noite.

“O procedimento foi realizado pela equipe de especialistas em coluna, com apoio da cirurgiões gerais. A cirurgia transcorreu normalmente. Nesta terça-feira (18/02/2020), o paciente deve ter alta da UTI”, informou a pasta.

O homem precisou esperar todo esse tempo pois o hospital de Taguatinga em que estava não tem neurocirurgião. Segundo a Secretaria de Saúde, o HRT está com bandeira vermelha em ortopedia, cirurgia-geral e clínica médica. Nessa segunda-feira, o pronto-socorro adulto tinha 112 pacientes internados, mas a capacidade é de 68. No plantão desta manhã, havia dois ortopedistas, dois cirurgiões e um clínico médico.

“Os hospitais podem decretar a bandeira vermelha para atendimento nos prontos-socorros devido à alta demanda de atendimento e internação. Isso ocorre, geralmente, por haver insuficiência de estrutura física (número total de leitos ocupados), o que impede o acolhimento de novos pacientes”, explicou a Saúde, por nota na segunda-feira.