Manuela D’Ávila ligou 18 vezes para Adélio no dia do atentado contra Bolsonaro?

Manuela D’Ávila ligou 18 vezes para Adélio no dia do atentado contra Bolsonaro?

É verdade que a candidata a vice presidência Manuela D’Ávila ligou 18 vezes para Adélio Bispo de Souza no dia do atentado contra Jair Bolsonaro?

A imagem surgiu logo após o atentado cometido contra o candidato à Presidência, Jair Bolsonaro, em Juiz de Fora (MG), no dia 06 de setembro de 2018, e voltou com força logo após o primeiro turno das eleições de 2018.

De acordo com o texto que acompanha a foto da vice-candidata, Manuela D’Ávila teria ligado 18 vezes para Adélio no dia do crime, dando a entender que ela estaria ligada de alguma forma ao ocorrido!

Será que essa história é real?

Manuela D’Ávila ligou 18 vezes para Adélio no dia do atentado contra Bolsonaro? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdade ou mentira?

Pra se ter uma ideia de como esse assunto é tão inverossímil e inconsistente, é só ver a quantidade de versões que circulam sobre ela: Em algumas versões que se espalharam no Facebook, o rumor era de que a vice-candidata teria ligado 6 vezes e em outras, Manuela teria ligado 19 vezes!!!

Reprodução/Facebook

Mas qual é a verdade sobre isso?

site da coligação O Brasil Feliz de Novodesmentiu essa história. Manuela D’Ávila não ligou para o agressor. Podemos desmentir isso em várias publicações a respeito em diversos sites de notícia de credibilidade, como a BBC, que afirmouque:

 

Entre em contato com o E-farsas via WhatsApp: (11) 96075-5663

“Adélio Bispo, autor do ataque contra o candidato do PSL, está preso preventivamente pela Polícia Federal em Campo Grande. O processo contra ele, que confessou o crime em depoimento à PF, foi suspenso temporariamente nesta semana para que seja realizado um exame de sanidade. O delegado responsável pelo caso concluiu que ele agiu sozinho.”

Ou seja, não há nenhuma prova de que o agressor tenha recebido ligações de possíveis mandantes (ou cúmplices) do crime, mas é claro que muita gente prefere acreditar em denúncias anônimas do que em investigações policiais…

A coligação de Manuela D’Ávila pediu ao TSE que a Polícia Federal proteja a candidatura de Fernando Haddad à Presidência contra as fake news.

Conforme informado pelo site Jota, no dia 26 de setembro de 2018, o ministro substituto Carlos Horbach, do Tribunal Superior Eleitoral, determinou que o Facebook entregue em 48 horas dados do responsável pela página “Partido Bolsonaro”, que – de acordo com a coligação O Brasil Feliz de Novo – foi a página que iniciou esse boato difamatório contra Manuela.

Em seu despacho, Horbach ressaltou que a postagem não está mais disponível, “tendo sido removida por seus próprios responsáveis ou pela plataforma, o que acarreta a perda de objeto do pedido liminar neste ponto específico”.

O ministro completa:

“Verificadas as outras cinco postagens impugnadas nesta representação, é possível constatar que no âmbito da própria rede social já se estabeleceu o contraditório, consubstanciado em uma série de comentários que afirmam ser a notícia veiculada inverídica e defendem maior zelo na divulgação de mensagens falsas. Tal circunstância esvazia o potencial lesivo dessas postagens, o que, aliado ao disposto no art. 33 da Res.-TSE nº 23.551/2017, recomenda a preservação da liberdade de expressão no âmbito da Internet”.

Conclusão

A notícia afirmando que Manuela D’Ávila teria ligado 18 (ou 19, ou 6) vezes para Adélio no dia do atentado contra Jair Bolsonaro é falsa! Não há provas de que a vice-candidata tenha ligado para ele (e a página que inventou essa fake news sequer apresentou alguma prova e, inclusive, tirou a postagem do ar), mas muita gente prefere acreditar (e compartilhar) mesmo assim!