Em meio Reforma da Previdência Rollemberg entra com pedido de aposentadoria no Senado

Rodrigo Rollemberg entra com pedido de aposentadoria no Senado

Servidor do órgão, o ex-governador do DF disse que não está fugindo das mudanças da reforma da Previdência e vai continuar na vida política

MICHAEL MELO/METRÓPOLES

O ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB) deu entrada, nesta semana, com pedido de aposentadoria por tempo de serviço. A solicitação foi feita às vésperas de seu aniversário, no dia 13 de julho. Ele é servidor do Senado desde 1980, data de sua admissão, no cargo de analista legislativo. No mês de junho, recebeu remuneração de R$ 26.223,38, já com os descontos obrigatórios.

MIchael Melo/Metrópoles
PUBLICIDADE

“Já tenho o tempo de contribuição. No sábado, faço 60 anos. Cumpri 39 anos e meio de serviço público. Entrei no Senado em 9 de janeiro de 1980”, disse ao Metrópoles.

Rollemberg afirmou que a aposentadoria não é uma fuga da polêmica reforma da Previdência em curso no Congresso Nacional. De acordo com o ex-governador, pelo tempo de contribuição qualquer reformulação previdenciária aprovada pelos congressistas não teria condições de atingi-lo.

Pontuou que não tem planos de abandonar a política: “Ainda não é desta vez. As próximas eleições serão em 2022. Vou me aposentar como servidor porque tenho direito, mas continuarei colaborando com o PSB”. O ex-chefe do Executivo local pretende trabalhar no partido sem remuneração. Atualmente, coordena a Fundação João Mangabeira no DF.

REPRODUÇÃOReprodução

Sem concurso

Apesar de integrar o quadro do Senado Federal, Rollemberg não ingressou no Legislativo por meio de concurso público. De família ligada a políticos e magistrados, conseguiu entrar para a lista de servidores da Casa no chamado “trem da alegria”. À época, cerca de 1,5 mil pessoas foram efetivadas como servidores sem a realização de certame público.

Após dispensa das provas de aptidões, os funcionários foram contratados com direito à estabilidade no trabalho e à aposentadoria integral – sem submissão ao teto do INSS –, por exemplo. À ocasião, a lei já previa que o concurso deveria ser a principal forma de ingresso no serviço público, mas abria espaço para exceções.

Vazamento

O pedido ocorre em meio à investigação feita pela Polícia Civil do DF do suposto vazamento de informações sobre operação contra o tráfico de drogas envolvendo pessoas de alto poder aquisitivo.