Ação da Forjas Taurus despenca após Bolsonaro assinar decreto que facilita compra de armas; entenda

 

As ações da fabricante de armas Forjas Taurus tiveram dia de forte desvalorização nesta terça-feira (15), perdendo mais de 20%, após o presidente Jair Bolsonaro assinar decreto que facilita a compra de armas de fogo e amplia a validade da posse.

As mudanças das regras sobre a posse de armas de fogo foram promessas de campanha de Bolsonaro, o que levou as ações da Taurus a dispararem na bolsa ao longo da segunda metade de 2018. No ano passado, os papéis da empresa subiram 180%, liderando os ganhos da bolsa.

Nestas primeiras semanas de 2019, acumularam alta perto de 46% – mesmo com a empresa registrando resultados negativos em seus últimos balanços. O relatório mais recente, referente aos primeiros 9 meses de 2018, mostra prejuízo de R$ 44,6 milhões.

Arma da marca Taurus — Foto: Reprodução/Facebook da empresa

O economista Miguel Daoud, da Global Financial Advisor, diz que a queda desta terça é um movimento de “realização de lucros” – ou seja, investidores que haviam comprado ações da Taurus estão aproveitando a valorização recente para vendê-las a um preço mais alto do que pagaram. O movimento faz com que, com mais ações à venda, o preço recue.

“As ações sobem no boato e caem no fato”, resume Daoud. “As ações subiram em decorrência das expectativas em relação à posse de armas. Uma vez concretizado, não tem mais nada que possa levar essa ação a um patamar mais alto. Tudo que tinha que subir já subiu. É nesse momento que investidores que tiveram uma valorização astronômica nas ações acabam realizando o lucro. Tão simples quanto isso.”