Na CLDF, Claudio Abrantes “é o Cara” do governo Ibaneis

Por Letícia Carvalho, G1 DF

Claudio Abrantes discursa no plenário da Câmara Legislativa — Foto: Mardonio Vieira/Divulgação

O deputado distrital Claudio Abrantes (PDT) será o líder do governo Ibaneis na Câmara Legislativa do Distrito Federal. O acordo foi sacramentado nesta quinta-feira (10), durante um encontro entre os dois.

Neste mês, Abrantes também tentou a presidência da Câmara Legislativa. No entanto, o cargo ficou com outro aliado de Ibaneis, Rafael Prudente (MDB). O distrital recebeu 17 dos 24 votos.

Durante a eleição de 2018, o PDT, partido do deputado distrital, decidiu apoiar a reeleição de Rodrigo Rollemberg (PSB) ao governo do DF após desistir de lançar um candidato da própria legenda.

Apesar da postura oficial do PDT, Claudio Abrantes – que fez oposição a Rollemberg dentro da Câmara Legislativa durante seu último mandato – anunciou apoio à Ibaneis durante a corrida eleitoral.

Oposição enfraquecida

Abrantes está no quarto mandato como deputado distrital. Até então, ele se dizia “independente” em relação ao governo. Com a mudança, Ibaneis terá ao menos 18 dos 24 votos da Câmara Legislativa a seu lado.

Apenas três deputados distritais se declararam opositores ao governo: Arlete Sampaio (PT), Chico Vigilante (PT) e Fábio Felix (PSOL).