Joaquim Roriz recebe alta médica e volta para casa!

Após pneumonia, Joaquim Roriz recebe alta médica e volta para casa no DF

Ex-governador teve falta de ar e febre na última semana; primeiro antibiótico não fez efeito. Foi a segunda internação em um mês.

Joaquim Roriz em foto de junho de 2010 durante convenção do PSDB, no Hotel San Marco, em Brasília (Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo/Arquivo)

O ex-governador do Distrito Federal e ex-senador Joaquim Roriz recebeu alta médica na tarde desta quarta-feira (18), após três dias internado para o tratamento de uma pneumonia. Por volta das 15h30, segundo assessores da família, ele já estava em casa.

A internação foi recomendada no fim de semana porque o primeiro antibiótico, após três dias, ainda não tinha conseguido debelar a febre alta de Roriz. No domingo (15), a equipe médica do hospital Home começou a administrar outro medicamento.

Como o uso era intravenoso, a família preferiu que ele ficasse em observação no hospital. Em razão do quadro de saúde delicado, Roriz recebe assistência permanente de enfermeiras e cuidadoras em casa.

Segundo o diretor do Home, Cícero Dantas, a pneumonia foi confirmada há sete dias, por exames de imagem. Com a alta, Joaquim Roriz deve continuar o tratamento com antibióticos em casa.

Saúde frágil

Essa foi a segunda internação de Joaquim Roriz em um mês. Em 20 de março, Roriz foi levado à mesma unidade com tosse forte e vômitos. Por precaução, o ex-governador foi internado e submetido a avaliação médica. Ele recebeu alta no dia seguinte, mas os detalhes do caso não foram divulgados a pedido da família.

Em fevereiro, um laudo do Instituto Médico Legal (IML) elaborado a pedido da 2ª Vara Criminal de Brasília apontou que Joaquim Roriz tem mal de Alzheimer em estágio avançado e quadro de demência vascular. Na época, a família de Roriz pediu que “o momento da esposa e filhas do ex-governador” fosse respeitado.

Em agosto de 2017, o político passou por complicações relacionadas a outra doença crônica – o diabetes. Internado por conta dos problemas circulatórios, ele chegou a amputar dois dedos do pé esquerdo, recebeu alta e, dias depois, teve de amputar a perna direita na altura do joelho. Naquele momento, a família também evitou declarações à imprensa.

Além do Alzheimer e do diabetes, Roriz tem insuficiência renal e, por isso, é submetido a sessões semanais de hemodiálise. Por isso, segundo a própria família, as idas e vindas do governador ao hospital são “bastante frequentes”.

Fonte: G1 DF.