Nomeações: Rollemberg anuncia 1.485 novos servidores para a Saúde

 

As vagas serão para enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos, psicólogos, biomédicos e bioquímicos.

FELIPE MENEZES/METRÓPOLES

O governador Rodrigo Rollemberg (PSB) anunciou nesta quinta-feira (29/3) a nomeação de 1.485 servidores para a Saúde. São 256 vagas para enfermeiros, 136 fisioterapeutas, 767 técnicos em enfermagem e 295 médicos. O chefe do Executivo ainda disse que a relação é composta por biomédicos, bioquímicos e psicólogos, mas não detalhou a quantidade de cargos para essas três especialidades.

Livre das amarras do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal e pré-candidato à reeleição, o socialista, de acordo com a Lei Eleitoral, Rollemberg, pode nomear servidores aprovados em concursos homologados até junho. Por conta disso, o chefe do Executivo prevê, conforme o cronograma divulgado, chamar 160 peritos, 65 delegados e 30 papiloscopistas para a Polícia Civil, entre agosto e setembro deste ano. A categoria está em campanha por equiparação salarial com a Polícia Federal e aumento de efetivo.

Alguns concursados que recorreram à Justiça, a fim de serem chamados, estão no rol de contemplados. Entre eles, os do Procon. O órgão contará com mais 39 funcionários a partir deste mês, segundo o cronograma.O governador e a secretária de Planejamento, Orçamento e Gestão, Leany Lemos, respondem inclusive por improbidade administrativa em virtude, de acordo com denúncia do Ministério Público, de terem deixado de chamar aprovados em concursos para nomear comissionados. No Metrô, a Justiça também já determinou a contratação de efetivos para substituir terceirizados que desempenham atividade-fim.