R$ 300 milhões: PF investiga fraude na Casa da Moeda do Brasil

A worker checks currency sheets during a media visit to the Casa da Moeda do Brazil (Brazilian Mint) in Rio de Janeiro, August 23, 2012. A relentless campaign by Brazil's central bank to slash interest rates and liven up the country's battered economy will mark its one year anniversary next week with a ninth straight cut, said all economists surveyed in a Reuters poll. REUTERS/Sergio Moraes (BRAZIL - Tags: BUSINESS)

PF cumpre mandados de prisão por fraudes na Casa da Moeda do Brasil

BRASIL  ADMINISTRADOR JBR 

Policiais federais e a Corregedoria-Geral do Ministério da Fazenda fazem, nesta sexta-feira (23), uma operação para investigar fraude em licitação na Casa da Moeda do Brasil, no Rio de Janeiro.

Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão no Rio, São Paulo, São José dos Campos (SP), Itajubá (MG) e Brazópolis (MG).

Segundo a Polícia Federal, há suspeita de que uma empresa privada tenha sido beneficiada por uma licitação destinada à aquisição de equipamentos utilizados na fabricação de dinheiro. Os equipamentos custaram à Casa da Moeda R$ 300 milhões.

A PF acredita que tenha havido pagamento de vantagens indevidas a servidores públicos para que a empresa tivesse sucesso na licitação, ocorrida em 2009.

Essa é a segunda fase da Operação Vícios, cuja primeira fase ocorreu em julho de 2015. Na ocasião, 23 mandados de busca e apreensão foram cumpridos no Rio, São Paulo e Brasília, inclusive em dependências da Receita Federal e da Casa da Moeda.

Agência Brasil