Vídeo: tenente-coronel dos bombeiros agride e joga a ex no chão

Imagens de câmeras de segurança instaladas em prédios próximos registraram o momento da agressão, que ocorreu em Águas Claras

Hugo Marques/Metrópoles
Carlos Carone

A Polícia Civil investiga um caso de violência doméstica no qual a ex-mulher de um tenente-coronel do Corpo de Bombeiros teria sido espancada pelo oficial, em pelo menos duas ocasiões.

Ocorrências registradas na Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) e na 17ª Delegacia de Polícia (Taguatinga Sul) envolvem o nome do assessor do gabinete do Comando-Geral da corporação, Cláudio Lúcio de Araújo Góes, como autor das agressões. Após a divulgação do caso, nesta terça-feira (23/1), o militar foi afastado de suas funções pela corporação.

O último boletim de ocorrência foi feito na noite de domingo (21), na Rua 8 Norte, em Águas Claras. Imagens de câmeras de segurança instaladas em prédios próximos registraram o momento quando a veterinária Ludmilla Lopes, 41 anos, é jogada no chão pelo ex-marido. Ela disse, em depoimento, que permanece como sócia do oficial em uma clínica veterinária, mesmo após o divórcio do casal, homologado em novembro de 2016.

Ludmilla contou que pediu a dissolução da empresa e, momentos antes de ser agredida, retirava alguns equipamentos da clínica. “Ele soube que eu estava retirando minhas coisas e chegou no local, filmando e gritando que eu estava furtando os equipamentos. Eu derrubei o celular dele e logo depois fui jogada no chão”, relatou.Nova medida
Segundo Ludmilla, desde que foi agredida pelo ex-marido pela primeira vez, em 2016, vigorava uma medida protetiva expedida pela Justiça – a qual, porém, foi revogada pelo próprio Judiciário no último dia 19.

“Na noite seguinte, ele aproveitou que a medida havia sido revogada e me agrediu novamente. Tive que pedir uma nova ordem de afastamento, que já foi expedida pela Justiça”, disse Ludmilla.

Nos últimos dois anos, mesmo existindo uma ordem judicial para que o coronel não entrasse em contato com ela, as ameaças foram constantes, afirma a veterinária. “Ele [Cláudio] chegou a enviar mensagens por celular, mandando meu atual companheiro ‘abrir o olho’, dando sinais claros de ameaça”, relatou.

Outro lado
Em depoimento na delegacia, Cláudio Lúcio de Araújo Góes contou que foi casado durante oito anos com Ludmilla e se separou em novembro de 2016, mas a sociedade na clínica veterinária foi mantida.

Segundo o militar, após a revogação da medida protetiva, ele foi ao estabelecimento, na parte da manhã, para fazer um inventário dos materiais, e retornou à noite para finalizar o trabalho.

O tenente-coronel disse ainda ter flagrado a ex-mulher supostamente furtando objetos da empresa e que, durante a discussão, Ludmilla derrubou o celular dele no chão, pisando no aparelho. Ao tentar pisotear novamente o telefone, de acordo com Cláudio Lúcio, ele afastou a ex-mulher com empurrões, por isso ela caiu no chão.

Em nota, o Corpo de Bombeiros destacou que o militar foi “preventivamente” afastado da função. A corporação aguarda a remessa das informações relacionadas à denúncia, por meio da Corregedoria, para tomar as medidas necessárias. Disse, ainda, que será assegurado ao tenente-coronel o direito à ampla defesa e ao contraditório. Cláudio Lúcio não foi localizado para comentar a denúncia.