Moradores prometem fazer “panelaço” contra Rollemberg na Câmara Legislativa

    Moradores de cidades ameaçadas de extinção prometem fazer “panelaço” contra Rollemberg na Câmara Legislativa

    Grupos de moradores de cidades como Jardim Botânico, Cruzeiro, Núcleo Bandeirantes, Varjão e da Fercal, que estão ameaçadas de extinção, conforme o Projeto de Lei 182/2015, do governador Rodrigo Rollemberg, prometem protestar com um “panelaço” dentro da Câmara Legislativa durante a audiência publica que ocorrerá nesta quinta-feira (12), onde será debatido o projeto de estruturação das Regiões Administrativas do Distrito Federal….
    O projeto de extinção, cuja justificativa do governo é de cortar gastos tornou-se um grande problema para o governador Rollemberg, já que as comunidades afetadas não foram consultadas sobre a medida antipopular e que não tem o apoio da maioria dos deputados distritais.

    Liliane defende que medida passe por discussão profunda

    “Não concordo com a extinção dessas cidades, fruto de muita luta e que trata-se de uma conquista das comunidades”, reagiu ontem a vice-presidente da Câmara Legislativa, Liliane Roriz ao receber um grupo de lideres do Jardim Botânico.

    Ela tem o mesmo entendimento da maioria dos distritais, de que a extinção das regiões administrativas, segundo estudo feito pelos próprios deputados, não traz nenhuma economia para o GDF como justifica o governador Rodrigo Rollemberg.

    “É de extrema necessidade esse Projeto de Lei, de iniciativa do Executivo, passar por uma discussão profunda em uma audiência publica que tem o objetivo de ouvir a sociedade. São as comunidades que irão dizer se a extinção é boa ou é ruim para cada uma dessas cidades afetadas com a medida”, afirmou Liliane Roriz.

    Delmasso diz que o governador precisa repensar posição

    O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) disse que o projeto de iniciativa do governo começou mal por não ser fruto de uma conversa franca e aberta com a população. Ele afirmou que as administrações regionais tem um papel fundamental no atendimento a população e que o governador precisa repensar sobre o seu interesse de extinguir administrações regionais inserida dentro do PL182/2015.

    “Brasília tem um crescimento latente e as regiões administrativas não foram criadas apenas para atender questões do ponto de vista política, mas para atender, principalmente, a demanda da sociedade. Acabar com um órgão que representa o Estado, não é sensato e não devemos mexer com isso”, disse o parlamentar ao Radar.

    Vigilante é contraio a “desestruturação” das cidades

    O deputado Chico Vigilante (PT) deixou claro que o seu partido na Câmara Legislativa votará contra a proposta e criticou o governo que quer acabar com a cultura e a autoestima de cidades históricas como o Cruzeiro e Nucleio Bandeirantes.

    Ele também afirmou que a fusão entre o Lago Sul e o Jardim Botânico não tem nada a ver por serem cidades totalmente diferentes. Vigilante apontou ainda que o Varjão não aceita a fusão com o Lago Norte e muito menos o Lago Norte quer a fusão com o Varjão.

    Outra incoerência do governador Rodrigo Rollemberg, segundo Vigilante, é a tentativa de acabar coma Fercal, cidade erguida com muita luta da população. “Esse projeto não reestrutura coisa nenhuma, ele desestrutura as regiões administrativas e acaba com os direitos conquistados pelas populações”, disse Vigilante.

    Fonte: Da Redação Radar