Moradores prometem fazer “panelaço” contra Rollemberg na Câmara Legislativa

    17
    0

    Moradores de cidades ameaçadas de extinção prometem fazer “panelaço” contra Rollemberg na Câmara Legislativa

    Grupos de moradores de cidades como Jardim Botânico, Cruzeiro, Núcleo Bandeirantes, Varjão e da Fercal, que estão ameaçadas de extinção, conforme o Projeto de Lei 182/2015, do governador Rodrigo Rollemberg, prometem protestar com um “panelaço” dentro da Câmara Legislativa durante a audiência publica que ocorrerá nesta quinta-feira (12), onde será debatido o projeto de estruturação das Regiões Administrativas do Distrito Federal….
    O projeto de extinção, cuja justificativa do governo é de cortar gastos tornou-se um grande problema para o governador Rollemberg, já que as comunidades afetadas não foram consultadas sobre a medida antipopular e que não tem o apoio da maioria dos deputados distritais.

    Liliane defende que medida passe por discussão profunda

    “Não concordo com a extinção dessas cidades, fruto de muita luta e que trata-se de uma conquista das comunidades”, reagiu ontem a vice-presidente da Câmara Legislativa, Liliane Roriz ao receber um grupo de lideres do Jardim Botânico.

    Ela tem o mesmo entendimento da maioria dos distritais, de que a extinção das regiões administrativas, segundo estudo feito pelos próprios deputados, não traz nenhuma economia para o GDF como justifica o governador Rodrigo Rollemberg.

    “É de extrema necessidade esse Projeto de Lei, de iniciativa do Executivo, passar por uma discussão profunda em uma audiência publica que tem o objetivo de ouvir a sociedade. São as comunidades que irão dizer se a extinção é boa ou é ruim para cada uma dessas cidades afetadas com a medida”, afirmou Liliane Roriz.

    Delmasso diz que o governador precisa repensar posição

    O deputado Rodrigo Delmasso (PTN) disse que o projeto de iniciativa do governo começou mal por não ser fruto de uma conversa franca e aberta com a população. Ele afirmou que as administrações regionais tem um papel fundamental no atendimento a população e que o governador precisa repensar sobre o seu interesse de extinguir administrações regionais inserida dentro do PL182/2015.

    “Brasília tem um crescimento latente e as regiões administrativas não foram criadas apenas para atender questões do ponto de vista política, mas para atender, principalmente, a demanda da sociedade. Acabar com um órgão que representa o Estado, não é sensato e não devemos mexer com isso”, disse o parlamentar ao Radar.

    Vigilante é contraio a “desestruturação” das cidades

    O deputado Chico Vigilante (PT) deixou claro que o seu partido na Câmara Legislativa votará contra a proposta e criticou o governo que quer acabar com a cultura e a autoestima de cidades históricas como o Cruzeiro e Nucleio Bandeirantes.

    Ele também afirmou que a fusão entre o Lago Sul e o Jardim Botânico não tem nada a ver por serem cidades totalmente diferentes. Vigilante apontou ainda que o Varjão não aceita a fusão com o Lago Norte e muito menos o Lago Norte quer a fusão com o Varjão.

    Outra incoerência do governador Rodrigo Rollemberg, segundo Vigilante, é a tentativa de acabar coma Fercal, cidade erguida com muita luta da população. “Esse projeto não reestrutura coisa nenhuma, ele desestrutura as regiões administrativas e acaba com os direitos conquistados pelas populações”, disse Vigilante.

    Fonte: Da Redação Radar