Novatos na Câmara Legislativa ganham as boas-vindas

    novosdeputados 

     Seminário reúne os eleitos, que já sabem em quais gabinetes trabalharão
    [email protected]
    Deputados distritais eleitos para a próxima legislatura foram convidados a participar, ontem, de um seminário de ambientação na Câmara Legislativa do DF. Alguns, no entanto, mandaram representantes para aprender sobre a estrutura administrativa e o funcionamento da Casa. Dirigido, principalmente, aos novatos, para o evento também foram convidados os reeleitos e os que já passaram por lá.
    O sorteio dos gabinetes (veja quadro) entre os distritais novatos rendeu um capítulo à parte, no fim da reunião. Quando a deputada Luzia de Paula (PEN) pediu prioridade para as mulheres, na distribuição das salas, a assessoria de um distrital do sexo masculino reivindicou direitos iguais. E assim foi.
    Sorteada para o gabinete nº 24, Luzia de Paula ainda tentou trocar com o distrital Juarezão (PRTB), que se negou a aceitar o número, embora a sala seja a maior da Casa.
    Atento às palestras, Lira (PHS) diz que o evento foi importante para que os eleitos aprendessem sobre a estrutura da Casa. “Deu para a gente ter uma noção do que é a Câmara no dia-a-dia”, destacou.
    A distribuição dos processos entre as comissões e a composição da Mesa Diretora estão entre as novidades apresentadas no evento. “Foi possível ter uma visão da Casa como um todo”, completou o eleito.
    O petista Ricardo Vale, que também toma posse no próximo dia 1º de janeiro, às 10h, esteve no evento no período da manhã – o seminário começou cedo e terminou já no início da noite – e destacou o conteúdo ministrado. “Foi extremamente positivo. Foram repassadas muitas informações importantes para os deputados. Valeu a pena”, concluiu.
    Distritais eleitos e atentos
    Sandra Faraj, Bispo Renato, Júlio Ribeiro, Rodrigo Delmasso e Rafael Prudente atentos às palestras. Entre os assuntos abordados no seminário de ambientação, os detalhes da cerimônia de posse, que está marcada para o dia 1º de janeiro, às 10h. Depois da posse dos distritais, a Câmara Legislativa empossará o novo governador, ao meio-dia, e, às 15h, serão escolhidos os integrantes da Mesa Diretora.
    Momento de ambientação
    A novata Telma Rufino (PPL) apreceu por lá apenas no fim da tarde. Alegou compromissos pré-assumidos para mandar um representante. Ivair Abimael Martins, indicado para chefiar o gabinete da eleita, foi aprender sobre os aspectos técnicos da Casa
    “Com este tipo de evento, a Câmara Legislativa aparelha muito bem as pessoas que têm poucos conhecimentos sobre a estrutura da Casa”, elogiou, antes de destacar que as apresentações foram claras, objetivas e bem técnicas. “Os eleitos, com suas estruturas, ganham em qualidade do trabalho e, com isso, a população também ganha”, disse.
    Paciência
    O presidente da Casa, Wasny de Roure, abriu os trabalhos, ressaltando a importância da participação popular para o fortalecimento da instituição. “Temos de manter as portas abertas para acolher os cidadãos”, prescreveu.
    O deputado recomendou “paciência” aos novos distritais “para entender a dinâmica do processo interno” e elogiou o compromisso e a qualidade dos servidores da Casa.
    O endereço de cada um
    Gabinete 1: Rafael Prudente (PMDB)
    Gabinete 2: Juarezão (PRTB)
    Gabinete 3: Raimundo Ribeiro (PSDB)
    Gabinete 4: Rodrigo Delmasso (PTN)
    Gabinete 5: Wasny de Roure (PT)
    Gabinete 6: Lira (PHS)
    Gabinete 7: Agaciel Maia (PTC)
    Gabinete 8: Telma Rufino (PPL)
    Gabinete 9: Chico Vigilante (PT)
    Gabinete 10: Júlio Ribeiro (PRB)
    Gabinete 11: Wellington Luiz (PMDB)
    Gabinete 12: Reginaldo Veras (PDT)
    Gabinete 13: Joe Valle (PDT)
    Gabinete 14: Celina Leão (PDT)
    Gabinete 15: Cristiano Araújo (PTB)
    Gabinete 16: Liliane Roriz (PRTB)
    Gabinete 17: Doutor Michel (PP)
    Gabinete 18: Sandra Faraj (SD)
    Gabinete 19: Robério Negreiros (PMDB)
    Gabinete 20: Bispo Renato (PR)
    Gabinete 21: Chico Leite (PT)
    Gabinete 22: Ricardo Vale (PT)
    Gabinete 23: Israel Batista (PV)
    Gabinete 24: Luzia de Paula (PEN)

    Fonte:  Jornal de Brasília