Lançado projeto para capacitar empreendedores do setor cultural do DF

    Lançado projeto para capacitar empreendedores do setor cultural do DF    

    BSBCriativa vai oferecer consultorias e cursos para promover a cultura

    Brasília ganhou, nesta quarta-feira (3), uma nova forma de apoio ao empreendedorismo cultural: a incubadora BSBCriativa. O projeto – que funciona no edifício Darcy Ribeiro, no Setor de Diversões Sul, Conic – oferecerá cerca de 3 mil horas de consultorias e cursos para empreendedores que atuam no DF.

    A iniciativa busca promover o setor cultural e incentivar a autonomia econômica dos projetos apoiados pelo Fundo de Apoio à Cultura (FAC). Outro objetivo é ampliar as oportunidades de qualificação dos projetos apresentados ao FAC, assim como qualificar sua execução e prestação de contas. Além disso, a meta é criar um canal de diálogo com os empreendedores, oferecendo subsídio às ações de profissionalização, necessárias ao desenvolvimento dos serviços oferecidos.

    Para o Secretário de Cultura, Hamilton Pereira, o investimento de R$ 1,6 milhão no edifício Darcy Ribeiro é fundamental para devolver a Brasília um espaço que prestava um importante serviço à cidade. “É dever dos governos populares apoiar estruturas e políticas como essa. Sentimos muita alegria de contribuir para a a revitalização do Conic e de Brasilia”, afirmou.

    O BSBCriativa pretende fortalecer empreendedores e empreendimentos ligados às áreas de Arquitetura, Arte e Tecnologia, Arte Urbana, Artes Visuais (fotografia, escultura, pintura, outras), Artesanato, Audiovisual (cinema e vídeo), Circo, Comunicação, Cultura Afro-Brasileira, Culturas Populares e Tradicionais, Dança, Design, Gastronomia, Gestão, Livro, Leitura e Bibliotecas, Moda, Museus, Música, Patrimônio Imaterial, Patrimônio Material, Produção e Teatro.

    A localização do escritório central do BSBCriativa tem o objetivo de recuperar e promover o Setor de Diversões Sul, potencializando diversos projetos e empreendimentos que já funcionam no local. A iniciativa é resultado de convênio com a Secretaria de Economia Criativa, do Ministério da Cultura e, no Distrito Federal, será executado pela Secretaria de Cultura, em parceria com a Secretaria de Trabalho.
    agencia brasilia