Saúde realiza ações de combate à dengue

                          

    Saúde realiza ações de combate à dengue 

    Objetivo é conscientizar sobre a doença e controlar a disseminação

     A Secretaria de Saúde do DF realiza, até o próximo sábado (6), a Semana Distrital de Combate à Dengue. A iniciativa é parte da data nacional do Dia D de combate à Dengue, realizado este ano excepcionalmente em 6 de dezembro.

    A fim de conscientizar as crianças, algumas escolas receberão stands, palestras e teatros sobre a doença (ver programação ao fim do texto). No dia 6, haverá panfletagem em locais de grande fluxo de pessoas, como os supermercados Extras e Pão de Açúcar do Gilberto Salomão e a Rodoviária do Plano Piloto. Agentes de saúde e de vigilância ambiental também irão visitar locais de maior incidência da doença para eliminar focos de transmissão e proliferação do mosquito.

    Em 2014 foram registrados 13.400 casos de dengue no DF. As regiões mais críticas são Planaltina, Gama, São Sebastião e Sobradinho II. De acordo com o chefe da assessoria de mobilização da dengue do DF, Júlio César Trindade, é preciso evitar o descaso. “Por conta do período da seca, muita gente abandona objetos que podem acumular água no quintal e se esquece de removê-los na época da chuva. Isso pode ocasionar o acúmulo de água.”

    Júlio também atenta para as calhas, que acumulam poeira e terra, obstruindo a passagem de água e causando reservatórios que podem servir de local para proliferação do mosquito. “É possível controlar o mosquito. Basta que as pessoas consigam identificar esses locais de acúmulo de água e os eliminem. É recomendável, também, que após as chuvas as pessoas andem pela residência para procurar poças e outros locais com água parada”, explicou.

    Dengue – A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se prolifera usando a água parada. É caracterizada, principalmente, pela febre alta, cansaço, dores musculares, indisposição, enjoos e vômitos. Se não for tratada, a dengue pode se tornar hemorrágica, causando sangramento e queda de pressão arterial, elevando o risco de morte.

    Em casos de suspeita de dengue, o paciente deve ir rapidamente a um centro de saúde mais próximo, hospital ou UPA. Toda a rede de Saúde do DF possui teste de diagnóstico rápido da doença.

    Programação
    Data: 2 de dezembro (terça-feira); Local e hora: Caic Júlia Kubitschek de Oliveira – AR 13,Conj. 03 AE 01 – Setor Oeste – Sobradinho II Sobradinho/DFMatutino (10h-11h) Vespertino (14h-15h); Contato: Contato: Fátima 3901-7969 ou Jailma Cel: 9135-1725 Atividades: Teatro, Stand e Palestra.

    Data: 4 de dezembro (quinta-feira); Local e hora: Caic Carlos Castello Branco – EQ 20/23 – Área Especial –Gama /DF Matutino (10h-11h) e Vespertino (14h-15h) Contato: Ieda: (Vice Diretora)Fone: 3901-8098 Atividade: Teatro, Stand e Palestra.

    Data: 6 de dezembro “Dia D” (sábado); Local e hora: Supermercados Extra, Pão de Açúcar do Gilberto Salomão e Rodoviária; Atividade: Panfletagem para conscientização.

    Da Secretaria de Saúde