Covid-19: reinfecções ainda guardam muitos segredos

Comprovação de que o SARS-CoV-2 pode infectar mais de uma vez a mesma pessoa amplia o desafio de compreender o vírus e enfrentar a doença

Reinfecções por covid-19 em momento de flexibilização implicam aumento da responsabilidade de cada um em se proteger e proteger os outro. Crédito: Léo Ramos Chaves

No fim de agosto, quando a covid-19 já havia atingido 25 milhões de pessoas pelo mundo, cientistas de Hong Kong anunciaram o primeiro caso documentado de reinfecção pelo novo coronavírus.

No estudo publicado no periódico “Clinical Infectious Diseases”, cientistas detalharam a história de um homem de 33 anos que testou positivo em 15 de agosto para covid-19 quatro meses e meio depois de ter sido diagnosticado pela primeira vez.

A reinfecção só foi comprovada porque os vírus coletados no segundo exame positivo foram comparados geneticamente com os primeiros que o paciente contraiu em abril – e eram diferentes.

Essa observação eliminou a suspeita de que o novo resultado positivo fosse causado por vírus que poderiam estar inativos no corpo do paciente após a primeira infecção.

Fonte: terra