Joe Biden foi vice-presidente de Barack Obama

Em pronunciamento oficial nas redes sociais, o ex-presidente dos EUA Barack Obama afirmou que não poderia estar mais orgulho de parabenizar o “próximo presidente, Joe Biden, e a vice-presidente, Jill Biden”.

Em texto oficial publicado no Twitter, o democrata afirmou que quando Biden chegar à Casa Branca em janeiro, vai enfrentar desafios que nenhum presidente enfrentou antes, como uma pandemia incessante, sistemas econômicos e de Justiça únicos, uma democracia em risco e o sistema climático em perigo.

“Sei que ele fará o melhor trabalho para o interesse de cada norte-americano, mesmo que ele tenha ou não recebido seu voto. Então, sugiro que os norte-americanos deem uma chance a ele. Essa eleição mostrou que nosso país ainda continua profundamente dividido”, afirmou Obama.

Obama concluiu o texto dizendo que “a democracia precisa mais de todos nós do que nunca”.

“Michelle e eu esperamos apoiar nosso próximo presidente e a primeira-dama sempre que possível”, disse.

Vitória de Biden

O democrata Joe Biden passou a marca dos 270 delegados no Colégio Eleitoral neste sábado (7), segundo projeções de diversos veículos de imprensa. O número é suficiente para derrotar o republicano Donald Trump e se sagrar o 46º presidente dos Estados Unidos. Kamala Harris torna-se a primeira mulher vice-presidente do país.

Joe Biden agradeceu aos eleitores pelas redes sociais e afirmou que será um presidente para todos os americanos.

Autoridades mundiais repercutem projeção de vitória de Joe Biden

Autoridades mundiais repercutem projeção de vitória de Joe Biden

“América, estou honrado por ter me escolhido para liderar nosso grande país. O trabalho que temos pela frente será árduo, mas prometo o seguinte: serei um presidente para todos os americanos – quer você tenha votado em mim ou não. Vou manter a fé que vocês colocaram em mim”, postou Biden no Twitter.

Quem é Joe Biden? O vice de Obama que venceu a eleição nos EUA

Conheça mais sobre a história e os projetos do católico Joe Biden, que foi escolhido pelos americanos como próximo presidente dos Estados Unidos

Ele foi vice-presidente de Barack Obama, senador por 30 anos e atravessou problemas pessoais como a morte da esposa e de dois filhos. Mas neste sábado Joe Biden ficará conhecido mais como o democrata que impediu a reeleição do presidente republicano Donald Trump. Após uma apuração acirrada e longa, ele conseguiu o mínimo de 270 votos do colégio eleitoral para ser nomeado.

Joseph Robinette Biden Jr., de 77 anos, será o 46º presidente dos Estados Unidos. E ele tem uma nova façanha para acrescentar ao seu currículo.

Apesar de ter sido uma eleição apertada, ele conseguiu contornar a derrota de Hillary Clinton de 2016 em estados importantes como Wisconsin, Michigan e Pensilvânia.

No começo da tarde de hoje, Biden alcançou 273 delegados, enquanto o presidente Donald Trump tinha 214. Mesmo que Trump nos estados que ainda não terminaram de apurar seus votos, ele fica com no máximo 265 delegados.

Mas quem é Joe Biden? O democrata é formado em Direito e foi um dos políticos mais jovens a entrar no Senado americano, posição mantida por seis mandatos pelo estado de Delaware, de 1972 a 2009, quando assumiu a vice-presidência de Barack Obama.

De família católica, Joe nasceu em Scranton, na Pensilvânia, em 20 de novembro de 1942. Daqui a duas semanas, ele faz 78 anos, uma idade considerada avançada para o início de um mandato presidencial, o que o tornou alvo de críticas dos republicanos. Apesar de mais novo, o atual presidente Donald Trump não tem uma diferença de idade tão grande. O republicano tem 74 anos.