Caiado inaugura terceira unidade do Ipasgo Clínicas, em Anápolis

O governador Ronaldo Caiado, ao lado da primeira-dama Gracinha Caiado e do presidente do instituto, Hélio José Lopes, durante inauguração da terceira unidade de Ipasgo Clínicas, em Anápolis: “Não estamos aqui para disputar com a iniciativa privada, mas para credenciar, exigindo o retorno e a qualidade por um preço compatível com aquilo que o servidor paga”

Investimentos somam R$ 175 mil na reforma e ampliação da unidade, que passa a dispor de seis consultórios e 15 médicos para atendimentos em diversas especialidades que vão beneficiar 52 mil usuários da região. Instituto celebra 58 anos. “Não é justo que pessoas tenham que se deslocar de todos extremos do Estado para ter assistência em apenas algumas localidades”, disse Caiado

O governador Ronaldo Caiado inaugurou, na manhã desta quinta-feira (22/10), em Anápolis, a terceira unidade do Ipasgo Clínicas, que vai beneficiar mais de 52 mil usuários do Instituto de Assistência aos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) que moram na região. A entrega ocorreu no dia em que o instituto celebra seus 58 anos. “A expansão é uma realidade, e vamos continuar com esse trabalho”, declarou Caiado. “Temos que ampliar o atendimento à saúde. Não é justo que as pessoas tenham que se deslocar de todos os extremos do Estado para ter assistência em apenas algumas localidades”, pontuou.

Os municípios de Goiânia e Aparecida de Goiânia já contam com clínicas próprias do instituto. Em Anápolis, o governo investiu R$ 175 mil para reformar e estruturar o espaço que, antes, comportava apenas atendimentos administrativos. Após a adequação e criação do Ipasgo Clínicas, a unidade passa a dispor de seis consultórios e 15 médicos para consultas nas áreas de pediatria, endocrinologia, reumatologia, pneumopediatria e clínica geral, definidas a partir de um estudo técnico para atender à demanda da região.

O espaço conta ainda com consultório odontológico para auditoria e salas de atendimento geral ao usuário. A requalificação do prédio, que fica no Bairro Jundiaí, também considerou itens de acessibilidade com a instalação de banheiros adaptados para pessoas com deficiência e piso tátil no calçamento. O mobiliário foi renovado e as instalações elétricas substituídas.

Acompanhado pela coordenadora do Gabinete de Polícias Sociais e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), primeira-dama Gracinha Caiado, o governador lembrou que a inauguração do Ipasgo Clínicas soma-se ao empenho dedicado aos servidores na sua gestão. “Como este é o mês do servidor público, no dia 28 vocês vão receber o salário depositado na conta. É um esforço que estamos fazendo e peço a vocês que retribuam ao cidadão. Quando ele chegar, o recebam com carinho, um sorriso e vontade de demostrar que vocês darão uma solução”, recomendou.

Moradora de Anápolis, Érika Neiva participou do primeiro atendimento médico na clínica ao lado da filha, Ana Vitória, de 4 anos, que realiza acompanhamento com pediatra. A usuária considerou a nova fase de serviços um avanço e a escolha da localização estratégica. “Por ser bem no Centro, vai atender toda a população. É um local muito bom. As pessoas que são credenciadas ao Ipasgo agradecem. Vai facilitar muito e terão outros atendimentos, não só pediatria, mas também outras especialidades. Isso vai ser muito bom para os usuários do Ipasgo”, avaliou.

Em seu discurso, Caiado ressaltou que a atual administração conseguiu “o ponto de equilíbrio” do Ipasgo. “Como um instituto com a sua importância, durante cinco anos ou mais, só ficava com as contas no negativo e, agora, já fecha com superávit? É gestão, é ter responsabilidade com o gasto público”, esclareceu. Ele ainda falou da melhoria no relacionamento com os prestadores ligados ao plano. “Não estamos aqui para disputar com a iniciativa privada, mas para cada vez mais credenciar, exigindo o retorno e a qualidade por um preço compatível com aquilo que o servidor paga.”

O presidente do Ipasgo, Hélio José Lopes, lembrou as condições do prédio, que já tinha 30 anos e estava bastante deteriorado. “Este local estava totalmente abandonado, com muito mato aqui dentro e sucateado. Privilegiamos os investimentos nas instalações hidráulica e elétrica, cabeamento de telefonia e também de computadores. Fizemos banheiros adaptados”, citou.

Hélio José ressaltou o alcance do Ipasgo Clínicas inaugurado em Anápolis. “Nós temos 33.099 usuários na cidade e 21.100 nos municípios que compõem essa nossa regional. São 53.111 pessoas que dependiam disso aqui ou dos nossos credenciados e hoje trouxemos para cá o que faltava ou era carente”, afirmou.

O presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Apaceg), Haikal Helou, destacou que a aproximação do atendimento em saúde é uma necessidade e que a atuação do governo põe isso em prática. “O paciente tem que vir até nós, e nós temos de ir até ele. A descentralização é isso, na prática. Vamos até o paciente porque ele precisa e quer ser bem atendido”, afirmou.

Parlamentares presentes à solenidade destacaram o esforço do governo estadual para levar melhorias aos servidores. “Ronaldo Caiado, por ser médico, demonstra sua sensibilidade com o atendimento de excelência à população”, declarou o deputado estadual Carlos Salim. O deputado Coronel Adailton enalteceu a qualidade da clínica inaugurada. “O governador faz de tudo para que o melhor aconteça, a boa vontade em fazer está clara. Estamos entregando uma prestação de serviço de muita qualidade para cuidar dos servidores do Estado de Goiás”, declarou.

Compareceram ao evento o secretário de Administração, Bruno D’Abadia; a diretora-geral da OVG, Adryanna Caiado; os diretores do Ipasgo Ruiter da Silva (Gestão Integrada), Flávio Henrique Silva (Saúde), Eliane dos Santos (Assistência ao Servidor), além de Mirian Queiroz (Chefe de Gabinete). Ainda participaram os representantes Ernei de Pina (Associação Educativa Evangélica), Vander Lúcio Barbosa (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais/Apae), Elias Hanna (Conselho Regional de Medicina) e Marlon Caiado (Distrito Agroindustrial de Anápolis/Daia), além dos comandantes coronel Paulo Roberto de Oliveira (3º Comando Regional da Polícia Militar) e tenente-coronel Eduardo de Souza e Silva (Corpo de Bombeiros)