Após reunião com Sinpro, Ibaneis suspende retorno das aulas na rede pública

Brasília(DF), 24/12/2019 - Governador Ibaneis Rocha concede entrevista para o portal Metrópoles - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Representantes do sindicato se reuniram com o governador Ibanies Rocha (MDB) e secretário de Educação do DF, Leandro Cruz. Ainda não há uma nova data prevista para volta das atividades escolares

Ibaneis havia estabelecido que as aulas voltariam em 3 de agosto. Ainda não há nova data(foto: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Representantes do Sindicato dos Professores no Distrito Federal (Sinpro-DF) se reuniram na manhã desta quarta-feira (8/7) com o governador Ibaneis Rocha (MDB), para pedir a suspensão da volta à aulas no Distrito Federal, prevista para 3 de agosto. A informação foi confirmada ao Correio pela diretora do Sinpro-DF, Rosilene Côrrea.

Segundo Rosilene, a reunião também contou com a presença da depuatada Arlete Sampaio e do secretário de Educação do DF, Leandro Cruz. Segundo ela,  o adiamento é uma medida para garantir a segurança de toda a comunidade escolar.”Esse movimento não trata apenas dos professores. Queremos que aulas voltem com um ambiente capaz de dar tranquilidade aos pais, familiares e até aos próprios estudantes”, diz.

 

A diretora do Sinpro ressaltou que o número de casos ainda é alto para considerar um retorno das atividades escolares “Sabemos que é necessário voltar às aulas presenciais, mas queremos fazer isso no momento certo. E consideramos que 3 de agosto não era esse momento.”

O retorno da aulas presenciais para a rede pública seria em 3 de agosto, primeiramente, para os estudantes do ensino médio. O anúncio foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na quinta-feira passada (2/7). A volta, segundo a determinação, seria escalonada. Em 10 de agosto, alunos do 6ª ao 9ª ano retornariam. Em 17 de agosto, regressam as turmas do 1º ao 5º ano. Em 24 de agosto, é a vez do primeiro e do segundo períodos da educação infantil. Por fim, em 31 de agosto, voltam as classes de educação especial.

 

De acordo com Samuel Fernandes, diretor do Sinpro-DF, será construído um amplo debate e elaborado um novo plano de retorno das aulas. “Na próxima sexta-feira (10/7), teremos uma reunião com a Secretaria de Educação para esse planejamento. Neste momento de aumento do número de casos e mortes pela covid-19, não temos nenhuma condição de retorno, até porque as escolas não estão preparadas”, frisou.

 

Segundo o decreto, a rede particular voltaria às aulas em 27 de julho. Ainda não se sabe se a data será mantida ou alterada.

Fonte: correio braziliense