Ibaneis pede cautela: ‘Só procurem o comércio quando for realmente necessário’

Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), em pronunciamento — Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Internado em um hospital particular em Brasília, o governador Ibaneis Rocha (MDB) pediu cautela à população nesta quinta-feira (28), em meio à reabertura dos shoppings e a flexibilização do funcionamento do comércio na capital, mesmo durante a pandemia do novo coronavírus.

“Existe neste primeiro momento toda uma euforia da população. Nós pedimos a todos que tenham bastante paciência, que só procurem os shoppings, só procurem as lojas, só procurem o comércio quando realmente for necessário.”

Ibaneis disse que, mesmo hospitalizado após passar por uma cirurgia de emergência, tem acompanhado os dados sobre a Covid-19 para tomar decisões. Nesta quinta, ele recebeu alta da UTI e previsão é de que deixe a unidade de saúde no fim de semana.

“Estou bem, a evolução do quadro tá perfeita. Saí da UTI hoje, estou no quarto, devo sair daqui no sábado, mais tardar domingo”, disse.

Reabertura de shoppings

Fila para loja de telefonia celular em shopping no DF — Foto: G1 DF

Fila para loja de telefonia celular em shopping no DF — Foto: G1 DF

Nos primeiros dias de retomada das atividades nos centros comerciais, os shoppings tiveram movimento intenso e houve formação de filas. Para reabrir as portas, os estabelecimentos precisam cumprir as seguintes regras:

  • Fornecimento de equipamentos de proteção individual e álcool em gel 70% a todos os empregados, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço;
  • Realização de testes de Covid-19, a cada 15 dias, em todos os empregados, colaboradores, terceirizados e prestadores de serviço do shopping center;
  • Interdição das áreas de recreação e lojas como brinquedotecas, de jogos eletrônicos, cinemas, teatros e congêneres;
  • Interdição das praças e quiosques de alimentação, autorizando-se exclusivamente os serviços de entrega em domicílio e retirada do produto, vedado o consumo no local;
  • Medição de temperatura de todos os clientes antes de entrarem no shopping;
  • Proibição do uso de provadores;
  • Limitação de 50% da capacidade para uso do estacionamento.

Cirurgia de emergência

Coletiva de imprensa com equipe médica do hospital DF Star, que operou governador Ibaneis Rocha — Foto: Reprodução

Coletiva de imprensa com equipe médica do hospital DF Star, que operou governador Ibaneis Rocha — Foto: Reprodução

Ibaneis foi internado na madrugada de terça-feira (26), após sentir “dor abdominal aguda”. Segundo os médicos que o atenderam, ele teve uma perfuração no intestino causada por um osso de galinha.

O chefe do Executivo passou por uma laparoscopia – técnica conhecida por ser menos invasiva em comparação à cirurgia aberta. O médico responsável é o cirurgião Ronaldo Cuenca.

Nesta quinta, o médico não deu previsão de alta, mas disse que o governador teve uma “evolução satisfatória” no pós-operatório. “Ele não apresentou dor e distensão abdominal. Também aceitou bem a progressão da dieta.” Fonte:  G1 DF.