Onda de Coronavírus traz uma pandemia de golpistas

A PCDF disponibiliza canais de denúncia para estas situações, que podem ser feitas pelo 197, pela delegacia eletrônica e pelo e-mail.

Neste período surgiram várias denúncias de pessoas que receberam links para se cadastrarem e receberem benefícios do governo.

Especialista em segurança pública explica como evitar cair em golpes na internet

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal apontam que, muitas vezes por descuido, tem aumentado o numero de vítimas de estelionato pela internet.

Principalmente idosos costumam ser alvo frequente de oportunistas. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF), em 2019, 1.098 pessoas acima de 60 anos foram vítimas do crime, uma média de cinco por dia.

O Informa Tudo DF conversou com o especialista segurança pública, Carlos Tabanez (foto), que passou dicas super valiosas de como evitar cair em golpes na internet.

Carlos Tabanez (foto) www.informatudodf.com.br
Carlos Tabanez (foto) www.informatudodf.com.br

Atualmente, a internet é um dos principais locais para ocorrências de estelionato, seja em sites ou coletas de informações por telefones. Para Carlos Tabanez, policial civil e especialista em segurança, é preciso cautela para evitar cair em golpes.

“Em decorrência do crescimento de estelionatos pela internet os usuários precisam tornar os dados deles mais seguros no sentido de sempre estarem atentos a acessarem sites ou aplicativos que sejam, como por exemplo, sites de lojas, links com ofertas, links de matérias chamativas, apps e etc. Importantíssimo é que sempre verifiquem se é um site válido, se tem https, se está acessando um site que confia e de lojas que confia e não que você tenha clicado a partir de um link, ou que veio através de e-mail, nem de informações que venham de redes sociais”, alerta Tabanez.

Mesmo com as estratégias dos sites de bancos para tentarem ao máximo criar formas de manter o ambiente online mais seguro ao usuário, está difícil ter redução no número de casos.

Para Tabanez, a orientação é desconfiar quando há contato via telefone ou mensagens. Em caso de dúvidas, deve-se desligar o telefone, e Você entrar em contato com o canal de relacionamento da empresa, banco ou instituição que fez o contato inicial.

Uma pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), aponta que Nos últimos 12 meses, 12 milhões de brasileiros relatam terem sofrido algum tipo de golpe financeiro pela internet.

Veja também: Tabanez é homenageado na Câmara dos Deputados

Para evitar esses tipos de golpes seguem algumas dicas para se precaver e evitar dor de cabeça.

Pesquise a idoneidade da empresa

Os canais de venda virtuais são obrigados a fornecer dados como razão social, endereço, telefone e CNPJ, Desconfie de sites que não seguem essa regra.

Sem contato, nem pensar

Identifique as informações de contato. Quanto mais fácil você localizar telefones, endereços e e-mail para entrar em contato mais confiável o site é e menos provável que caia em golpe virtual.

Fique de olho na certificação digital

As lojas virtuais que se preocupam com a segurança buscam obter selos de segurança e certificações digitais. Os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar com “https” e não “http”.

Conheça a reputação da empresa

Pesquise o que as pessoas andam falando sobre a empresa. Os órgãos de proteção ao consumidor como o Reclame Aqui. O Procon, por exemplo, mantém uma lista das empresas que recomenda evitar.

Peça indicações

Não pense duas vezes antes de pedir indicações de parentes e amigos, sobretudo daqueles que já têm o hábito de comprar pela internet.

Use dispositivos seguros

Nunca faça compras virtuais por meio de computadores de outras pessoas ou usando redes públicas de wifi. Isso só aumenta a chance de ação de pessoas mal intencionadas.

Fuja de promoções mirabolantes

Preços muito reduzidos podem ser sinal de tentativa de fraude.

Compartilhe essa Matéria a partir do Facebook Informa Tudo DF, nossa pagina oficial

Queremos estar cada vez mais conectado com você!
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo… Facebook Informa Tudo DF

Não deixe de assistir em nosso Site o quadro “Vai Vendo” exclusivo do Informa Tudo DF.

Da Redação Informa Tudo DF