Início Notícias Brasil O Ministério Público é Contra a Construção de Novas UPA’s?

O Ministério Público é Contra a Construção de Novas UPA’s?

167
0
COMPARTILHAR

MPDFT apura expansão ilegal do Iges-DF

A Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde abriu investigação para apurar a expansão sem autorização legal do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (Iges-DF).

No início de setembro, a entidade divulgou que construiria seis Unidades de Pronto Atendimento no DF (UPAs).

Mas o Ministério Público entende que a ampliação da atuação do modelo na saúde pública do DF deve ser formalizada por lei proposta pelo Executivo e aprovada pela Câmara Legislativa.

“O Ministério Público não é contra a construção de novas unidades de pronto atendimento, desde que isso ocorra dentro da lei. O Iges-DF não pode construir novas unidades de saúde fora de seus limites legais de assistência, sem nova autorização legal, caso contrário isso pode representar privatização da saúde pública do DF”, aponta o promotor Clayton Germano, que atua na Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde.

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, e o diretor-presidente do IGESDF, Francisco Araújo, serão chamados a prestar esclarecimentos no MPDFT.

Sem emendas

O Ministério Público analisa expedir recomendação aos deputados distritais para que não destinem emendas ao Iges-DF, diretamente ou por meio da Secretaria de Saúde, para a construção de novas unidades de saúde fora do limite assistencial do instituto.

Fonte: C B . Poder

Saiba em qual Quadra será construída primeira UBS do Paranoá Parque

Paranoá Parque ganhará a primeira UBS

Edital de licitação para as obras saiu nesta quinta-feira (03) no Diário Oficial. Unidade Básica de Saúde deve ser entregue à população em 15 meses

RENATA MOURA, DA AGÊNCIA BRASÍLIA

O Governo do Distrito Federal se empenha para corrigir os erros do passado na construção do Paranoá Parque, um dos conjuntos habitacionais criados sem qualquer previsão de equipamentos públicos coletivos.

Nesta quinta-feira (3), o Diário Oficial do DF trouxe a grande novidade para os cerca de 24 mil moradores da localidade: a primeira Unidade Básica de Saúde (UBS) será construída na Quadra 2, conjunto 6. 

Com a publicação do edital de licitação para as obras, a expectativa é de que a construção fique pronta em até 15 meses. “Este é o prazo estimado entre a contratação de empreiteira e a entrega propriamente dita”, explica a diretora de Atenção Primária da Regional Leste de Saúde, Mirlene Guedes.

R$ 3,8 MILHÕESVALOR QUE SERÁ INVESTIDO NA UBS DO PARANOÁ PARQUE PELO GDF

Segundo ela, há quase um ano os moradores do Paranoá Parque estão sendo atendidos, de forma improvisada, na UBS Nº3 do Paranoá. “Quando ficar tudo pronto, vamos transferir os atendimentos para lá e a outra unidade ficará exclusiva ao atendimento dos moradores do Paranoá”, explica.

Mirlene confirma que a nova unidade de saúde vai abrigar seis equipes de Saúde da Família. Cada uma composta por um médico, um enfermeiro, três técnicos em enfermagem e agentes comunitários de saúde. “Atendemos a população com pequenos curativos, vacinação, pré-natal, acompanhamento de recém-nascidos, crianças, idosos e mulheres”, detalha. Fonte: Agencia Brasilia

Queremos estar cada vez mais conectados com você!
Curta nossa página no Facebook e fique por dentro de tudo… Facebook Informa Tudo DF

Não deixe de assistir no nosso Site o quadro “Vai Vendo” exclusivo do Informa Tudo DF.

Da Redação Informa Tudo DF

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here