Ibanes anuncia 5 Viadutos: Itapoã, Riacho, Recanto, Sudoeste e Jardim Botânico

Governador anuncia ainda início dos trabalhos de manutenção nos viadutos listados pelo TCDF

AGÊNCIA BRASÍLIA

As novas estruturas viárias serão construídas no Riacho Fundo I, Sudoeste, Jardim Botânico, Itapoã e Recanto das Emas – esses dois últimos são promessas de campanha – e o governo já prepara o lançamento dos editais.

“Designei uma equipe de engenharia para concluir todos os editais. Vamos deixar tudo pronto e, assim que as emendas parlamentares forem liberadas, tocamos a obra”, previu. Ele ainda afirmou que o governo está concluindo a licitação para a reforma de dois viadutos na avenida N2.

O anúncio foi feito durante visita aos viadutos do Bragueto e da Galeria dos Estados, dois que constam do relatório do Tribunal de Contas do DF (TCDF), para verificar a real situação das obras de arte. De acordo com os laudos, o diagnóstico apontado pela Corte para os demais viadutos é praticamente o mesmo. Diante disso, o chefe do Executivo anunciou o início de obras que possam ser realizadas pela Novacap e DER e mais a construção de cinco novos viadutos, sendo que dois estão com a licitação praticamente pronta.

“A condição dos viadutos já é de conhecimento dos engenheiros. Já me passaram a situação, agora é hora de tocar as obras”, afirmou Ibaneis. De imediato, começarão a ser feitas obras de recuperação das lajes, recuperação de guarda-corpo, selamento de trincas, entre outras intervenções. É um trabalho de manutenção que independe de licitação, porque pode ser realizado de forma direta pelos órgãos.

O governador disse ainda que o projeto é revitalizar a Galeria dos Estados como um todo, levando modernidade e acessibilidade. “Queremos transformar a galeria em um espaço que a população tenha orgulho e que não seja só um ponto de passagem e acesso ao trabalho, mas que se torne mais um endereço de visitação e lazer da cidade”, afirmou.

GDF quer ocupar o Centrad

Ibaneis disse que vai assumir o prédio do Centrad, em Taguatinga, nos próximos meses. No entanto, o conteúdo do contrato firmado com as empresas do consórcio, formado pela Via Engenharia e Odebrecht, será debatido na justiça. “Tenho consciência de que o valor que está sendo cobrado pelas construtoras é indevido. Se quiserem fazer o acordo e, estamos fazendo esse acordo com a Caixa Econômica Federal, vamos negociar”, condicionou.

Para o governador a negociação é o melhor caminho. “Será bom para todos. Eles resolvem o problema deles, porque já estão no prejuízo, e o governo passa a pagar dentro da proposta que fizemos: preço acordado, 24 meses de carência no pagamento e taxa de juros reduzida”, explicou.