Ivan Monteiro é o novo presidente da Petrobras

 

Temer indica Ivan Monteiro para presidência efetiva da Petrobras

Em pronunciamento na noite desta sexta-feira (1º/6), presidente disse ainda que não haverá alterações na política de preços da estatal

Ricardo Botelho/Especial para o Metrópoles
Pedro Alves

O presidente Michel Temer anunciou, na noite desta sexta-feira (1º/6), que vai indicar o diretor financeiro da Petrobras, Ivan Monteiro, para a presidência da estatal. Mais cedo, o executivo já havia sido selecionado pelo Conselho de Administração para assumir o cargo interinamente, após a demissão de Pedro Parente. Com a indicação de Temer, Monteiro deve se tornar o chefe da companhia de forma definitiva.

Durante o pronunciamento, o presidente afirmou ainda que o governo não vai fazer alterações na política de preços da Petrobras, medida responsável por pressionar Pedro Parente a deixar a presidência da estatal. “Não haverá qualquer interferência na política de preços da companhia”, afirmou Temer.

“Continuaremos com a política que retirou a companhia do prejuízo e a trouxe novamente para o rol das mais respeitadas no Brasil e no exterior”, continuou o presidente. Temer agradeceu ainda a “extraordinária contribuição” de Pedro Parente à frente da estatal e disse que a “recuperação da Petrobras veio para ficar”.Para ter efeito, a indicação ainda precisa ser aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras, o mesmo que selecionou Ivan Monteiro para a presidência interina na tarde desta sexta. Pouco antes de ser indicado, o executivo se reuniu com Temer no Palácio do Planalto. No entanto, não estava presente durante o pronunciamento do presidente.

Currículo
Nascido em Manaus no ano de 1960, Monteiro é graduado em engenharia eletrônica e telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações, em Minas Gerais, com MBA executivo em finanças pelo Ibmec/RJ e em gestão pela PUC/RJ.

Antes da indicação à presidência da Petrobras, atuou como diretor-executivo da área financeira e de relacionamento com investidores da estatal. Foi também vice-presidente de gestão financeira e de relações com investidores do Banco do Brasil entre 2009 e 2015. No local, ocupou os cargos de gerente-executivo da diretoria internacional, superintendente comercial e gerente geral nas agências do Banco do Brasil em Portugal e em Nova York.

Ivan Monteiro é: membro do Conselho de Administração do Banco Votorantim, desde setembro de 2009; membro titular do Conselho Administrativo do BB Seguridade, desde agosto de 2013; e membro suplente do Conselho de Administração da Mapfre, desde julho de 2013