Temer dá posse a Ronaldo Fonseca como ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência

O presidente Michel Temer dá posse ao novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ronaldo Fonseca de Souza, em cerimônia no Palácio do Planalto.
O presidente Michel Temer dá posse ao novo ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Ronaldo Fonseca de Souza, em cerimônia no Palácio do Planalto. Foto: Agência Brasil

Por Delmo Menezes

Em evento bastante prestigiado pela classe política, amigos, autoridades civis e eclesiásticas, o presidente Michel Temer (MDB) deu posse nesta segunda-feira (28), ao deputado licenciado Ronaldo Fonseca como Ministro de Estado Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República em cerimônia no Palácio do Planalto. A nomeação de Fonseca já havia sido publicada no Diário Oficial da União (DOU) na última sexta.

Discurso

Na sua fala, Fonseca anunciou a realização de um estudo sobre a infraestrutura e transporte de cargas no país, a fim de buscar a “quebra da excessiva dependência do modal rodoviário”.

Temer da posse a Ronaldo Fonseca como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Foto: Agenda Capital

O ministro empossado destacou a importância de garantir a continuidade do programa de concessões e privatizações do governo federal.

Ronaldo Fonseca disse ainda, ter pedido um plano de divulgação das ações da administração de Temer e que a Secretaria-Geral representa o “pulmão” do governo.

Se a Casa Civil da Presidência é o coração do governo, certamente a Secretaria-Geral da Presidência é o pulmão. Incumbe a nós, portanto, prover o oxigênio necessário para que o governo pense estrategicamente“, disse.

Temer da posse a Ronaldo Fonseca como ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República. Foto: Agenda Capital

Secretaria-Geral

Com sede no Palácio do Planalto, a Secretaria-Geral da Presidência da República é responsável pela Secretaria de Administração, Secretaria Especial do Programa de Parceira de Investimentos, Secretaria Especial de Comunicação Social, Secretaria de Controle Interno, Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca, Empresa de Planejamento e Logística e Empresa Brasil de Comunicação.

Criada no governo Luiz Inácio Lula da Silva, a Secretaria-Geral foi extinta em 2015 pela então presidente Dilma Rousseff e recriada em 2017 pelo presidente Michel Temer.

Perfil

Nascido em Volta Redonda (RJ), Ronaldo Fonseca é advogado e está no segundo mandato como deputado federal, eleito pelo Distrito Federal.

Integrante da bancada evangélica no Congresso Nacional, Fonseca é pastor presidente da Assembleia de Deus de Taguatinga (ADET) e membro titular do Conselho Político Nacional da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB).

Fonte: Redação do Agenda Capital